Conecte-se conosco

Destaques

Eleições 2020: entrevista com Joracir Filipin – candidato a prefeito de Dois Irmãos

26/10/2020 - 07h38min

Joracir Filipin (PT) e o vice Elton Sturm (PT). (Foto: Rogério Savian)

“Em nossa gestão, não vamos ficar de braços cruzados. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar pelo povo de Dois Irmãos”.

 

Dois Irmãos – Joracir Filipin (PT) está no terceiro mandato de vereador. Em 12 anos assumiu a presidência da Câmara por duas vezes, em 2015 e 2020 (neste ano em função do afastamento do presidente Léo Büttenbender). Junto com ele está o vice, Elton Sturm (PT), que é contador e advogado.

No primeiro dia como prefeito, qual teu primeiro ato?

Meu primeiro ato como prefeito será uma reunião com minha equipe, que já estará pronta para arregaçar as mangas e trabalhar pelo desenvolvimento da cidade.

Como você vê a atual administração de Dois Irmãos?

Enxergo uma administração cansada, com pouca transparência na questão pública. Vejo que não valoriza as pequenas e médias empresas da cidade. Na área da saúde tem deixado a desejar em muitas questões, principalmente com as pessoas que precisam de exames e consultas. Isso a gente vê a população cobrar bastante.

Como você pretende trabalhar a questão da Educação Infantil no município?

Vamos ampliar as vagas nas creches. Queremos zerar a fila por vagas do município e construir mais alternativas. Também criar escolas de Educação Infantil com mais 100 a 150 vagas. Além disso, queremos trabalhar o contraturno com a construção numa área que fica na Avenida João Klauck. O terreno foi adquirido no governo do professor Miguel, há 9 anos, e que está abandonado.

 Sobre a administração terceirizada do Hospital São José e da Nova Emergência, você acredita ser este o modo mais eficaz?

Vamos ter uma conversa com os gestores que estão ali. A princípio, como é uma licitação, a gente vai respeitar essa que está em andamento. Mas vamos estar dentro do hospital cobrando os melhores atendimentos. O município está pagando em torno de R$ 1 milhão para a entidade administrar e nós queremos serviços de qualidade. Que as pessoas não fiquem esperando tanto tempo para serem atendidas. Precisamos que os contratos sejam respeitados. Se o contrato não for bom para o município, se as pessoas não estão sendo bem atendidas, precisamos melhorar.

5 – O que pretende fazer para trazer mais empresas e incentivar as que já estão aqui, para aumentar arrecadação de impostos e geração de empregos?

R – Temos um programa de governo que irá incentivar as pequenas e médias empresas. Vamos criar um fundo de R$ 1 milhão para ajudá-las a se desenvolver e gerar novos empregos. Iremos buscar novas empresas e manter as que estão aqui. Queremos qualificá-las para que possam também participar das licitações. Poucas empresas estão instaladas no Parque Industrial. As ruas do segundo lote não têm nem calçamento. Precisamos trazer investimentos bons, que gerem retorno de ICMS e ISSQN. No Parque Industrial vamos criar um parque tecnológico com parceria com universidades.

Qual a sua opinião sobre terceira idade, cancha de laço, centro de cultura e investimentos em turismo?

Muitos fizeram a promessa do Centro de Convivência para a terceira idade. Através do meu mandato como vereador consegui recurso e hoje existe um prédio no bairro Primavera. No turismo, vamos abrir as portas dessa cidade para mostrar o potencial que temos. Não queremos que as pessoas apenas cruzem a BR-116 para ir a Gramado. Dois Irmãos tem o Natal dos Anjos, que é uma festa já muito tradicional e famosa em todo o Estado. A cancha de laço sempre foi uma promessa de que os gaúchos tivessem um local para que possam ter seus rodeios, suas festas na Semana Farroupilha. Vamos tratar esse tema junto com eles para que tenham o seu local.

 

“Queremos cortar 20% nos cargos de comissão e diminuir em 20% as horas extras. Esse é um compromisso que assumimos”.

“A gente acha importante manter o diálogo com a população. Entendemos que democracia se faz com participação”.

 

HABITAÇÃO

É um tema que queremos tratar com carinho. Tive a oportunidade de acompanhar na gestão do ex-prefeito Miguel a construção de 240 apartamentos. Vamos assumir o compromisso de em 4 anos construir 200 casas, mas com uma prestação que caiba no bolso do trabalhador. Queremos incentivar as cooperativas habitacionais. Ainda temos muitas pessoas que não têm casa própria. Sabemos que o aluguel, além de custar caro, é um dinheiro que não volta para o trabalhador. Vamos em busca de projetos e parcerias com o governo federal e estadual para viabilizar a construção de casas populares.

TURISMO

Vamos incentivar as pessoas a visitarem Dois Irmãos. Temos o Parcão, que é um espaço muito bacana e que precisa ser usado. Temos o palco móvel que ninguém utiliza. Precisamos trabalhar para nos finais de semana baixar aquela estrutura e ter eventos ali. As pessoas precisam ter um espaço de lazer onde possam ir e se divertir. Podemos disponibilizar o local para grupos de teatro, cantores, que queiram se apresentar em Dois Irmãos. Vamos valorizar também a Rota Romântica, que tem um potencial de crescimento, mas precisamos criar condições para que as pessoas possam conhece-la.

 SAÚDE

A valorização da vida terá atenção especial. Vamos implantar o “Programa Fila Zero”, onde as pessoas terão atendimento ágil para consultas, exames, remédios e cirurgias.  Não queremos mais ver as pessoas esperando por cirurgia um ou dois anos. Iremos implantar uma farmácia 24 horas junto ao pronto atendimento para que os pacientes possam sair dali com o medicamento que é doado pelo SUS. Hoje, se alguém vai até a nova emergência no sábado ou domingo não tem medicamento porque a farmácia do município está fechada. Também vamos qualificar e informatizar os postos dos bairros.

MOBILIDADE

Teremos um olhar atento para a travessia da BR-116 para o outro lado da cidade, que é a região do bairro Bela Vista e Portal da Serra. Em parceria com o Dnit, vamos fazer uma força-tarefa para criar um acesso que facilite o deslocamento. Até previ isso no plano diretor que foi refeito. Trata-se da possibilidade de fazer um túnel para o ouro lado. Também queremos que ligue o bairro Navegantes ao União e pela região norte ir até o Centro. Também tem a previsão da rua que sai do Parque Industrial e vai até a Campo Bom. Ali a gente estuda até fazer parceria com empresas privadas.

KERB

A população tem cobrado melhorias. Queremos tratar esse tema a curto e a longo prazo. Se tivermos a oportunidade de ter um local que as pessoas possam fazer o Kerb, se divertir com segurança, vamos ter um projeto nesse sentido. Mas, antes precisamos dialogar e para isso vamos criar um conselho. O Kerb é uma tradição na cidade e a ideia nossa é cada vez melhorar ele. Mas temos que repensar sim essa questão do Kerb no Centro, próximo ao hospital e agora com a nova emergência. As discussões giram muito em torno da igreja porque o Kerb é de São Miguel, uma festa religiosa.

DESAFIOS

O maior desafio é dar qualidade de vida às pessoas. Primeiro vamos tratar a saúde, depois vem os empregos, valorizar as empresas daqui, nosso comércio, educação e desenvolvimento econômico. Um dos grandes desafios é como se dará a gestão de todos esses processos. Pensamos que precisamos modernizar o processo de gestão, onde o cidadão possa ter um diálogo com a Prefeitura. Precisamos ter, de forma organizada, uma solução para cada problema.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.