Conecte-se conosco

Destaques

Parte da carga parou dentro do quarto de casal de idosos em Herval

11/11/2020 - 12h34min

Atualizada em 11/11/2020 - 16h34min

Gilberto Closs, 74 anos, teme por sua vida e da sua família. Parte da carga do caminhão voou para dentro do seu quarto e da esposa de 73 anos (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O acidente ocorrido na manhã de hoje na entrada do município reascendeu o temor dos moradores que convivem com o perigo há anos. O fato aconteceu às 8h20 e, segundos antes, o morador Gilberto Closs, 74 anos, havia ido até o portão para pegar o jornal e fazer sua leitura matinal. Ao voltar para dentro de casa ouviu o estrondo e, mais uma vez, a tragédia anunciada estava se consumando. O portão onde ele pegou o jornal foi destruído e, por pouco, não foi atingido.

Ele, a esposa Alicie Lindemann Closs, 73 anos e sua filha Suzana Dolores Closs Boeff estavam em casa. O barulho apavorou a todos. Ao olharem para fora viram um caminhão sem a cabine, um ônibus pendurado na lateral da estrada e uma carga de cebolas sobre seu pátio e até mesmo dentro de casa, na garagem, no quarto… a cabine do caminhão parou contra a parede da casa.

A parede do quarto do casal de idosos foi danificada, e provavelmente, terá de ser demolida. Dentro do quarto, sujeira para todo o lado, sacos de cebolas voaram numa distância de 20 metros e entraram pela janela quebrando móveis. Diversos estilhaços estão pelo chão. Uma lojinha da família que fica ao lado, anexa à casa, também foi danificada

Gilberto diz que a sensação é de impotência, estão temerosos diariamente pela própria vida pois, há qualquer momento, um acidente pode acontecer. Nessa quarta-feira o 28° foi consumado e, desses, resultaram seis vítimas fatais. Providências já foram solicitadas e imploradas. Mas até agora nada foi feito, nem pelo Daer nem pelas autoridades municipais – já que o trecho fica entre o limite da rodovia estadual VRS-873 e da área administrada pelo município. Somente alguns tachões foram instalados mas, como forma paliativa.

O morador conta que, antigamente, ele a esposa Alice cuidavam de crianças mas, tiveram que abandonar a função diante do perigo que a estrada oferece para os pequeninos e para o próprio casal. “Há qualquer momento um carro ou caminhão pode entrar no pátio e causar uma tragédia”, lamenta.

Seu Antônio Lauxen mora perto e viu tudo acontecer da sua casa. Ele conta que o motorista do caminhão já vinha de longe pelo declive buzinando como sinal de alerta, provavelmente devido à alguma pane mecânica e, ao chegar na curva, atingiu o ônibus do Frigorífico que trazia 15 funcionários de Novo Hamburgo para trabalhar em Boa Vista do Herval.

O ônibus foi empurrado para a lateral da pista pelo caminhão, que seguiu adiante até bater no muro de pedra – já colocado pelos moradores devido ao receio de acidentes -, arrastou uma pedra enorme por pelo menos 10 metros e a cabine se desprendeu devido ao atrito da carga, batendo contra a casa da família. A carga de cebolas rompeu o baú do caminhão e se espalhou pela residência da família.

De acordo com a Secretaria da Saúde do município as duas crianças – uma com menos de dois anos e a outra com cerca de três – que estavam juntos no caminhão sofreram apenas escoriações leves e estão no Ambulatório 12 de Maio em observação, assim como mais seis ocupantes do ônibus do Frigorífico Boa Vista.

Outros quatro foram transferidos para São Leopoldo e Dois Irmãos e posteriormente para o HPS de Canoas– o motorista do caminhão e a mulher – pais das crianças – e dois dos ocupantes do ônibus. Ambos apresentaram fraturas devido ao impacto do acidente.

O casal do caminhão assim como as crianças são de Lages-SC, já os ocupantes do ônibus são haitianos residentes em Canoas que vieram de metrô até Novo Hamburgo e depois usaram o transporte para se deslocar para Boa Vista do Herval, onde estão trabalhando no Frigorífico; o motorista do ônibus é de Herval e está bem.

Equipes do Ambulatório 12 de Maio prestaram todo o primeiro atendimento às vítimas, conduzindo-as para a Unidade de Saúde do Centro, de onde foram transferidas posteriormente. A ocorrência teve apoio do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos e de ambulância de Morro Reuter. A Brigada Miliar de Herval isolou o local.

VEJA FOTOS DO LOCAL (Créd. Cleiton Zimer) :

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.