Conecte-se conosco

Destaques

ESPECIAL: saiba o futuro dos eventos da região diante da pandemia da Covid-19

12/11/2020 - 09h26min

Kerb in Ivoti deste ano foi realizado normalmente, antes da pandemia (Créditos: Rodrigo Thiel)

Região – Se há um setor profundamente afetado pela pandemia é o de eventos, tanto no âmbito privado, mas também na Administração Pública, já que as ações movimentam a economia dos municípios. O turismo em si é um importante meio de atrair visitantes, seja pelas belezas naturais, gastronomia, artesanato ou outros fatores agregados.

A reportagem conversou com representantes de todos os municípios da região. O objetivo foi realizar um panorama sobre como a pandemia afetou a realização de atividades tradicionais, e como está a organização dos mesmos para os próximos meses, considerando o panorama atual e a perspectiva futura da Covid-19.

Nas últimas semanas, o Estado permitiu a realização de eventos, inclusive em ambientes fechados, desde que seguindo os protocolos de segurança. Um deles, importante para o setor turístico, é o Festuris, em Gramado, na Serra, que terminou na semana passada, e teve a participação de municípios da região, no intuito de discutir o futuro do setor turístico.

Dois Irmãos

Em Dois Irmãos, a prefeita Tânia da Silva comenta que a Administração sabia que este seria um ano atípico, mas os eventos teriam de acontecer de qualquer forma, a exemplo da Feira do Livro. “No caso do 191º Kerb de São Miguel, pensamos com muitas pessoas e fizemos de forma virtual, o que foi uma experiência muito boa. É um marco que ficará”.

Em relação ao Natal dos Anjos, a decoração do município já está praticamente concluída. “Não teremos apresentações culturais nas quintas, sextas, sábados e domingos, como era anteriormente. Elas serão muito sucintas, mas ainda não sabemos como será, pois depende da bandeira como estará. A maioria será de forma virtual ou que não envolva aglomerações”.

Estância Velha

O 38º Festival de Kerb, um dos maiores eventos de Estância Velha, e que seria entre abril e maio deste ano, foi adiado para 2021. A data prevista, de acordo com a Prefeitura, é entre 16 e 18, e de 23 a 25 de abril. “Se ainda estivermos na pandemia, o evento vai mudar a data ou será cancelado”, afirmou a Administração, em nota. Demais eventos em 2020 foram cancelados.

Ivoti

Em Ivoti, o primeiro grande evento depois da pandemia é a 13ª Feira das Flores, que aconteceria em outubro, no Núcleo de Casas Enxaimel, mas foi adiada para os dois últimos finais de semana de novembro. “Foi um grupo muito grande que fez acontecer, não foi uma decisão que cabia apenas ao município”, afirma a diretora de Turismo, Raiama Trenkel.

Segundo ela, foram necessárias adaptações para torná-lo viável, em função de ser ao ar livre. O “laboratório” para a liberação dos eventos da forma como está é a Feira Colonial, que retomou no terceiro domingo de agosto, com todos os protocolos sanitários e de distanciamento. “Sentimos tranquilidade, e pensamos que havia como fazer dar certo”.

O próximo é o 28º Kerb in Ivoti, previsto, segundo o edital, para janeiro de 2021. “Não podíamos deixar para fazer a licitação em dezembro. Já há uma empresa contratada para sua organização, mas há uma cláusula no contrato de devolução do dinheiro caso o Kerb não possa ocorrer”, diz Raiama, salientando que “ainda é muito cedo” para oficializar uma data.

Lindolfo Collor

Em razão da pandemia, Lindolfo Collor não terá mais nenhum evento até o final do ano, segundo o secretário de Administração, Fábio Roese. Todos foram cancelados, seguindo uma tendência que houve em meses passados. Entre os que não aconteceram, esteve a 9ª Feira de Tapetes e Artefatos em Couro, evento mais importante do município.

“Vamos aguardar até o início de dezembro, e ver como está a evolução da pandemia, para podermos organizar o calendário de eventos para 2021”. A Prefeitura, no caso, não tem gerência sobre os expositores, já que a festa foi terceirizada e, portanto, a organização do evento é da empresa que venceu a licitação. “Ela devolveu o dinheiro para quem já tinha pago”.

Linha Nova

A 8ª Heimatfest, principal evento do município, deve acontecer apenas no próximo ano, conforme programação já prevista, portanto, não foi diretamente afetada pela pandemia. A organização, portanto, ainda não iniciou, muito em parte também devido às incertezas em razão do cenário eleitoral e da Covid-19.

De qualquer forma, porém, sexta-feira foi o último prazo para envios das previsões de ações em 2021 por parte das entidades e das cervejarias de Linha Nova. O diretor de Turismo, Christian Albers, havia dito desconhecer quantas delas previam algum evento a ser realizado. “Nosso calendário de eventos ainda não foi feito, em razão da pandemia”.

Festa Nacional da Lavanda teve mais de 100 expositores em 2019 (Créditos: Divulgação/PMMR)

Morro Reuter

Dentre todas as ações tradicionais previstas, uma das menos afetadas pela pandemia talvez tenha sido a 5ª Festa Nacional da Lavanda, em Morro Reuter, que de qualquer forma, não estava no calendário deste ano. O evento, no entorno do Ginásio Municipal, é previsto para acontecer em outubro de 2021, com shows e exposições da flor símbolo do município.

“Acreditamos que as coisas voltem ao normal até lá, mas não sabemos como vai ser o cenário no ano que vem”, afirma a secretária de Turismo e Desporto, Sônia Feldmann. Em 2019, mais de 100 expositores participaram do evento, que costuma trazer visitantes de todo o Rio Grande do Sul.

Kerbfest durante o Festimalha em 2019: evento foi cancelado neste ano (Créditos: Mauro Stoffel)

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis é conhecida pelos diversos eventos, sendo que um deles é o Festival Internacional de Folclore, reunindo grupos tradicionais de dança e coreografia do Brasil e do exterior. Em 2020, a festa se adaptou, realizando a retrospectiva de diversas apresentações realizadas em anos anteriores. A ação atraiu mais de 60 mil visualizações em 18 dias.

Para 2021, a 48ª edição, entre julho e agosto, está garantida, na Rua Coberta e Praça das Flores. Inclusive, as inscrições estão abertas para grupos no site do festival. “Estamos trabalhando com um cenário de normalidade exatamente por não termos como precisar qual será a situação real da pandemia no futuro”, comenta a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Kieling.

Outro evento importante é o Festimalha, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), e lar de 65 expositores, 50 deles relacionados ao comércio de malhas, em 2019. A 31ª edição, que ocorreria entre maio e junho, foi cancelada em abril, cerca de um mês depois do evento, até então inédito, de escolha da corte de soberanas.

O Festimalha, que no ano passado recebeu por volta de 80 mil visitantes, deve acontecer em maio do próximo ano, novamente no Centro de Eventos, que costuma recebê-la anualmente. “Não sabemos o que vai acontecer até lá. Já reservamos o espaço para o ano que vem. Boa parte da organização já foi formatada”, afirma a gestora do Festimalha, Rebbie Hoffmann.

Picada Café

A Festa do Café, Cuca e Linguiça precisou se reinventar em agosto de 2020, em sua 11ª edição, saindo do Parque Jorge Kuhn, na época interditado em razão da pandemia, e passou para cinco estabelecimentos do município, que fizeram pequenas atividades diferenciadas em seus espaços. Segundo a Prefeitura, há possibilidade de retornar ao formato antigo no próximo ano.

Para isso, o Centro de Eventos, que está em obras, deve dobrar de tamanho. “Isto fará com que tenhamos ainda mais possibilidades de atrações e inovações. A pandemia não pode ser ignorada em hipótese alguma, mas sim, podemos fazer ajustes e adaptações usando tecnologia e a criatividade respeitando a saúde e a dignidade de todos”, disse a Administração, em nota.

Presidente Lucena

Ocorrendo a cada dois anos, junto ao aniversário do município, em novembro, a Schmierfest terá sua 15ª edição em 2021, conforme já havia sido previsto pela Prefeitura. O calendário de ações para 2021 ainda não foi elaborado. “Para 2020, não há possibilidade de fazermos novos eventos”, argumenta o secretário de Fazenda e Planejamento, César Karling.

Embora o principal evento de Presidente Lucena não tenha sido afetado, na visão dele, uma possível segunda onda de contaminações em curso impede a realização de ações por enquanto, e ainda é cedo para se projetar a montagem de novos eventos. “Há um aumento de casos em municípios vizinhos que nos impede de pensar em qualquer coisa do gênero por ora”, afirma ele.

Kartoffelfest recebeu cerca de 40 mil visitantes em 2019 (Créditos: Josias Lunkes Fotografia)

Santa Maria do Herval

Organizada pela Associação Cultural Teewald, a Kartoffelfest de Santa Maria do Herval não aconteceu em 2020, e está indefinida para 2021. Em 2019, estima-se que a festa teve por volta de 40 mil visitantes. “Se tudo der certo, faremos no ano que vem, mas estaremos atentos aos protocolos”, diz a assessora de Turismo, Juliana Kroetz. O Natal também não vai acontecer neste ano.

São José do Hortêncio

Em Hortêncio, a 18ª Festa do Aipim, que aconteceria em abril deste ano, foi adiada para agosto e depois cancelada. A Prefeitura diz que está se organizando para devolver os valores para quem já havia alugado um espaço no evento. As soberanas da festa, ainda sem nova data para acontecer, e que haviam sido eleitas no começo deste ano, serão mantidas para a próxima edição.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.