Destaques
“Diálogo será a marca da minha administração”, pontua prefeita eleita
São José do Hortêncio – Primeira prefeita mulher da história do município, Ester Dill Koch, representante do partido Democratas, foi eleita neste domingo, com o voto de 1.889 eleitores. Ganhando a eleição – junto com seu agora vice-prefeito, José Maurício Heck, também do DEM – com o percentual de 59,95%, ela enxerga o resultado como “um pedido de socorro” por parte da comunidade.
Há mais de 25 anos atuando na área da saúde, sua trajetória no meio político iniciou por conta de seu pai, Felix Koch, vereador do município por dois mandatos. Acompanhando o envolvimento de seu pai na política, Ester foi, aos poucos, se encantando por este mundo, até disputar uma eleição pela primeira vez em 2016 – a qual ganhou o cargo de vereadora, ficando ainda com o título de mais votada.
No entanto, seu envolvimento com a administração teve início ainda antes deste episódio quando, em 2010, ela assumiu a Secretaria de Saúde, ao qual foi responsável até 2016. Quase como tradição familiar, sua filha, Joice Metz, também já representou o município como vereadora, no ano de 2012. Hoje, olhando para o caminho percorrido no âmbito público – tanto o seu quanto o de sua família –, Ester se diz orgulhosa pelo que vem construindo junto à cidade.
“Desde o início, sempre procurei estar próxima à população. Em um cargo público, é para ela que trabalhamos. Meu pai ficaria muito feliz em ver onde cheguei, certamente ele está torcendo por mim lá de cima”.
Ainda em relação ao resultado, Ester acredita que o fato de sua campanha ter focado em, mais do que apenas apresentar propostas, estar perto da população para ouvir seus anseios, teve grande importância. Isto porque, segundo ela, conversando com os moradores, percebeu neles um sentimento de desemparo por parte do poder público.
“Atribuo a diferença nas urnas justamente porque a população deixou de ser partidária e quer pessoas que olhem mais para ela. E nós estamos fazendo isto, tanto que para montar nosso plano de governo, procuramos ouvir pessoas de diferentes setores da comunidade”, expõe Ester. “Creio que o diferencial do nosso governo será a proximidade com os moradores”.
Planejamentos
“Vai ter muito trabalho pela frente”, afirma a futura prefeita, que assumirá o cargo no dia 1º de janeiro de 2021 e o comandará até 2024. A primeira demanda, de acordo com Ester, será a avaliação da situação do município de modo geral, analisando individualmente cada uma das secretarias e procurando chamar “profissionais comprometidos e qualificados” para auxiliarem na administração de Hortêncio.
Assumindo a Prefeitura em um período complicado – no meio de uma pandemia mundial –, Ester comenta que sabe que terá de ter um olhar especial para alguns setores específicos, como a saúde, educação e comércio. Linhas de incentivo para as empresas já existentes no município, bem como atrativos para que novos empreendimentos se instalem na cidade, serão alguns dos pontos que seu governo trabalhará para gerar mais arrecadação interna. Já em relação às outras duas áreas por ela destacadas, Ester acredita que ambas precisarão trabalhar juntas em um primeiro momento.
“Sinto que a saúde está bem preparada para enfrentar isto tudo, então, vamos preparar muito bem também nossa equipe da educação para dar atenção ao processo de readaptação. Neste sentido, acho que a área da saúde terá muito a contribuir, nos ajudando a cuidar da saúde emocional dos alunos”.
Já em relação a outras dificuldades que aparecerem, ela pretende resolver se inspirando nas qualidades que mais admirava em Leonardo Arnhold: persistência e determinação. Com a morte de Leonardo – que concorria como prefeito na chapa a qual Ester era candidata a vice – ela foi chamada de última hora para assumir a liderança. Frente ao convite, segundo ela, seu primeiro pensamento foi desistir, mas acabou aceitando quando começou a receber o apoio da comunidade.
“Muitas pessoas me ligaram pedindo para que eu me candidatasse, que eu não desistisse. Isto me tocou e resolvi enfrentar este desafio. Leonardo queria muito ser prefeito de Hortêncio e ganhando a eleição, sinto como se ele tivesse concluído este desejo”.
“Compromisso com a comunidade”
A proximidade tanto com os moradores quanto com o Legislativo, é algo que Ester pretende ter como objetivos centrais em seu período à frente da cidade. Por isto, criar um canal de comunicação com os hortencienses é uma de suas prioridades. Desta forma, ela já cogita a possibilidade de criar um canal digital e abrir as portas da Prefeitura em alguns finais de semana para atender a população.
“Oferecer às pessoas um espaço de conversa, para mim é muito importante. Durante toda a minha trajetória, eu me dispus a falar com as pessoas e acho que isto se refletiu nas urnas. Portanto, quero seguir sendo a Ester que o povo conhece e elegeu”.
Apesar de conhecida no município, a prefeita eleita conta que, em um primeiro momento, teve receio de concorrer também pelo fato de ser mulher, visto que a população de Hortêncio costuma ser ideologicamente mais conservadora. No entanto, de acordo com ela, durante a campanha foi percebendo que as pessoas não pareciam estar preocupadas com seu gênero, pelo contrário, demonstravam confiar nela a lembrando de trabalhos anteriores que ela já havia feito pela cidade.
Por motivos como este é que Ester se diz encorajada e inspirada em trabalhar junto aos munícipes durante o período em que estiver dirigindo a Prefeitura.
“Quero que minha administração seja marcada pela proximidade e pelo diálogo. Se eu puder dizer algo para a comunidade é que, no meu governo, teremos compromisso com a comunidade, com cada cidadão. Nós vamos trabalhar muito nestes quatro anos”.