Destaques
Estância Velha: “fiz uma gestão com foco no ser humano”, avalia prefeita Ivete Grade
Estância Velha – À frente da Prefeitura por mais alguns dias, a prefeita Ivete Grade afirmou que o período de transição para a próxima administração tem sido bastante tranquilo e, no que depender dela e de sua equipe, será encarado de forma transparente, honesta e séria.
A chefe do Executivo estanciense falou ao Diário nesta semana, e chegou a se emocionar, enquanto mostrava documentos e projetos executados, ou em andamento, realizados em sua gestão.
Embora tenha afirmado que não leva decepções do mandato, a prefeita rebateu críticas e disse que se sentiu incompreendida em situações como as que envolveram decisões do período de pandemia, por exemplo, o que ela considerou o principal desafio, não apenas para ela, mas todos os prefeitos da região.
“Ninguém dormiu bem, durante a pandemia. Eu, mesmo sendo do grupo de risco, não parei de trabalhar em momento algum. Enquanto prefeita, tive que tomar decisões assertivas, sabendo que uma decisão errada poderia impactar sobre a vida de famílias para o resto da vida”, explicou a prefeita.
Segundo Ivete, apesar das críticas, os números comprovam resultados bastante positivos de seu governo, a exemplo da captação de recursos do Governo Federal, que aumentaram 500,88%, comparando com a gestão anterior à dela. “Passamos de R$1.687.339, 80 para R$8.451.525,71, algo significativo”, declarou.
Olhar humanizado
Ivete destacou que Estância Velha cresceu muito em arrecadação e empregos nos últimos quatro anos, contando com investimento imediato no Parque Industrial que, na época em que ela assumiu, apresentava pavilhões vazios, e hoje está repleto de empresas atuantes.
A prefeita também estabeleceu, por Lei, uma ouvidoria municipal que, segundo ela, facilitou muito o acesso a informações e desburocratizou o sistema, dando ao cidadão autonomia para cadastrar e acompanhar demandas em geral.
A chefe do Executivo estanciense disse, em sua gestão, que a cidade ganhou inúmeras praças e espaços, que foram pensados com o objetivo de proporcionar bons momentos, especialmente às famílias, como o Paradouro e o chimarródromo.
Apesar de destacar números e obras, Ivete disse que sua gestão ficará marcada pelo “olhar humanizado e foco no ser humano”. “Graças a essa postura, Estância Velha foi um dos únicos oito municípios do estado a receber o prêmio Prefeito Amigo da Criança, do qual eu me orgulho muito”, explicou.
A prefeita destacou que trabalhou o fortalecimento da rede de apoio à criança, à família, à mulher, criando o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência, por exemplo, e reativando inúmeras ações do tempo em que esteve à frente da coordenação Programa Bolsa Família, na cidade.
Emocionada, Ivete disse que deixa um legado de equilíbrio, amor e trabalho para a cidade, pois leva a certeza de que deu o seu melhor pelo município.
“Nosso lema é paz, trabalho e prosperidade. Foi isso que sempre desejei para Estância Velha e isso que busquei enquanto prefeita. Sou uma pessoa concursada, não dependo de política, estou saindo em dezembro, mas continuo minha missão na área da infância e adolescência, que é a área que eu gosto de trabalhar”, destacou Ivete.
E sobre a transição para o próximo governo, a prefeita afirmou que orientou aos secretários que façam o possível para dar o suporte necessário ao próximo gestor. “A prefeitura não para em dezembro, Estância Velha permanece, continua. Faremos uma transição transparente, honesta e séria, diferente de quando assumi, em 2016, quando os computadores estavam vazios. É a vida da cidade que está ali. Quando assumi não havia um saco de cimento em estoque nas Obras, por exemplo”, desabafou a chefe do Executivo.
Carta para os estancienses
A prefeita contou que organiza uma revista sobre os investimentos feitos na cidade em sua gestão. Na revista, ela publicará uma carta, escrita para os estancienses, e da qual ela revelou um parágrafo ao Diário. Confira: “Eu agradeço a cada estanciense que depositou em mim a confiança para ser sua prefeita por quatro anos. Posso não ter feito tudo o que a cidade precisava, mas fiz o meu melhor, com muito amor, e com muito respeito a cada morador de nossa cidade