Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis: os motivos que levaram à escolha dos quatro primeiros secretários de Darlei e Martim

04/12/2020 - 17h00min

Nova Petrópolis – Rodrigo José dos Santos (PSB), Jorge Luiz Lüdke, o Alemão (PSDB), Bruno Seger (MDB) e o vice-prefeito Martim Wissmann (MDB) são os quatro nomes que estão definidos para assumir secretarias municipais a partir de 1º de janeiro de 2021. Respectivamente eles comandarão as secretarias de Turismo, Indústria e Comércio; Agricultura e Meio Ambiente; Administração; e Saúde e Assistência Social.

Conforme contou o prefeito eleito, a escolha para os nomes sempre foi em cima de um perfil técnico, de pessoas que saibam se relacionar com as pessoas e que saibam ouvir. Algo que eles sempre falaram durante a campanha.

Turismo, Indústria e Comércio

Rodrigo tem 31 anos, atualmente é vereador e foi reeleito com 572 votos, sendo o terceiro mais votado do município. Mas não assumirá uma cadeira na Câmara pois será o novo secretário de Turismo. Antes das eleições, surgia como um possível candidato a prefeito, mas abriu mão da candidatura para integrar a coligação “Tá na Hora de Mudar” e apoiar Darlei e Martim na majoritária. “Ele foi o escolhido por ser um jovem promissor, com formação, está terminando o mestrado, é turismólogo, e é isso que a gente precisa, perfil técnico, com capacidade de diálogo, de se envolver com as pessoas”, contou Darlei.

Agricultura e Meio Ambiente

Alemão fez exatos 500 votos para vereador nas eleições do dia 15. Embora tenha sido o quarto mais votado no geral, não assumiu devido à legenda e ficou como primeiro suplente do PSDB, partido do qual é presidente. Aos 60 anos, idade que completará no próximo dia 19, será o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, cargo que já exerceu antigamente. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito, ao lado de Lui Schenkel, mas não se elegeu. Para Darlei, Alemão tem muito envolvimento com o setor agrícola por ser técnico da Emater há mais de 35 anos, além de funcionário público.

Administração

O presidente do MDB, Bruno Seger, de 54 anos será o secretário de Administração, cargo que já foi seu em outra oportunidade. Sua escolha, justificou Darlei, é pela sua vasta experiência, tanto na Administração Pública de Nova Petrópolis, quanto dentro do Governo do Estado. Além da Administração, ele também já foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente no município, e fez parte do governo de Sartori. “Então experiência na área pública, não falta”, explicou o prefeito eleito.

Saúde

O que também já era esperado, se confirmou. O vice-prefeito, Martim Wissmann, de 56 anos, também assumirá a função de secretário da Saúde e Assistência Social. Já comandou a pasta em três gestões, sempre quando o MDB estava na Administração Municipal. Além disso, já foi diretor do Hospital Nova Petrópolis, é fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Darlei e Martim comentaram que esta é, talvez, a secretaria mais importante.

A escolha por Martim também resultará em uma economia de cerca de R$ 6 mil por mês aos cofres municipais. Como também será secretário, ele receberá somente este salário, e não o de vice-prefeito. “Deixar bem claro o por quê. Primeiro pela experiência do Martim na área da Saúde, e pela economicidade. Como vice, poderíamos escolher outra pessoa para ser secretário, gerando um novo salário. Assim, economizamos”, explicaram.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.