Destaques
Como os trabalhadores pretendem gastar o seu 13º salário em 2020?
Ivoti – Mesmo com os ajustes realizados, devido a pandemia, a economia tem impacto positivo no fim deste ano com o pagamento do 13° salário. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o impacto gerado deve ser de R$ 208,7 bilhões neste período.
A perspectiva, diante disso, é de esperança para o comércio, mesmo apresentando uma queda na injeção de recursos, cerca de 5,4% em relação ao ano passado, influenciada, de acordo com a instituição, principalmente pela suspensão temporária de contratos e redução de jornada, autorizadas pelo governo em 2020.
Em pesquisa realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com o instituto Offer Wise Pesquisas, foi apontado que neste ano, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o abono para comprar presentes e 21% para gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo.
Brigada Militar realiza operação Bingo em Tramandaí
O estudo também mostra que 30% das pessoas que têm direito à quantia adicional pretendem economizar o dinheiro e 21% irão priorizar o pagamento de contas e a quitação de dívidas.
Segundo a assessora de investimentos e sócia-fundadora do escritório Ikedo Investimentos, Luciana Ikedo, mesmo com alto índice de pessoas que desejam recorrer ao décimo terceiro para ir às compras, “o momento é oportuno para organizar as contas, dando preferência a quitação das dívidas mais caras, como utilização do limite do cheque especial ou ainda o parcelamento da fatura do cartão de crédito”, explicou.
Vale lembrar que, em caso de parcelamento, a primeira parte da quantia já deve ter sido paga. O prazo para as empresas depositarem a parcela final do décimo terceiro vai até o próximo dia 20 de dezembro.
Jovem de Lindolfo Collor morre aos 20 anos
Enquete
A reportagem do Jornal O Diário entrevistou moradores do município de Ivoti, questionando sobre qual a destinação os trabalhadores estão optando por dar para seu décimo terceiro. A grande maioria relatou que já está com salário extra em mãos e que utilizará para quitar dívidas e fazer compras de final de ano.
Além disso, alguns explicaram que, diferentemente de outros anos, optarão em guardar parte do dinheiro para possíveis eventualidades e que a maneira com que gastam será diferente, por conta também do período de pandemia.