Conecte-se conosco

Destaques

Como os trabalhadores pretendem gastar o seu 13º salário em 2020?

12/12/2020 - 15h30min

Ivotienses pretendem usar 13º para quitar dívidas e fazer compras de final de ano (Crédito: Isaías Rheinheimer)

Ivoti – Mesmo com os ajustes realizados, devido a pandemia, a economia tem impacto positivo no fim deste ano com o pagamento do 13° salário. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o impacto gerado deve ser de R$ 208,7 bilhões neste período. 

A perspectiva, diante disso, é de esperança para o comércio, mesmo apresentando uma queda na injeção de recursos, cerca de 5,4% em relação ao ano passado, influenciada, de acordo com a instituição, principalmente pela suspensão temporária de contratos e redução de jornada, autorizadas pelo governo em 2020. 

Em pesquisa realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com o instituto Offer Wise Pesquisas, foi apontado que neste ano, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o abono para comprar presentes e 21% para gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo. 

Brigada Militar realiza operação Bingo em Tramandaí

O estudo também mostra que 30% das pessoas que têm direito à quantia adicional pretendem economizar o dinheiro e 21% irão priorizar o pagamento de contas e a quitação de dívidas. 

Segundo a assessora de investimentos e sócia-fundadora do escritório Ikedo Investimentos, Luciana Ikedo, mesmo com alto índice de pessoas que desejam recorrer ao décimo terceiro para ir às compras, “o momento é oportuno para organizar as contas, dando preferência a quitação das dívidas mais caras, como utilização do limite do cheque especial ou ainda o parcelamento da fatura do cartão de crédito”, explicou. 

Vale lembrar que, em caso de parcelamento, a primeira parte da quantia já deve ter sido paga. O prazo para as empresas depositarem a parcela final do décimo terceiro vai até o próximo dia 20 de dezembro.  

Jovem de Lindolfo Collor morre aos 20 anos

Enquete 

A reportagem do Jornal O Diário entrevistou moradores do município de Ivoti, questionando sobre qual a destinação os trabalhadores estão optando por dar para seu décimo terceiro. A grande maioria relatou que já está com salário extra em mãos e que utilizará para quitar dívidas e fazer compras de final de ano. 

Além disso, alguns explicaram que, diferentemente de outros anos, optarão em guardar parte do dinheiro para possíveis eventualidades e que a maneira com que gastam será diferente, por conta também do período de pandemia. 

”Ainda não recebemos a última parcela, mas eu e meu marido vamos usar parte para comprar os presentes de Natal, e o resto provavelmente vamos acabar usando para pagar contas, para não acumular para o próximo ano.”, Anelise Lemke, de 39 anos, moradora do Centro do município.

”O meu décimo terceiro depende muito do resultado das vendas, porém usarei o que entrar de dinheiro extra para comprar os presentes de final de ano e quitar algumas contas”, Marcos Schumann, de 46 anos, trabalha como comerciante em Ivoti e é morador do bairro Nova Esperança, em Lindolfo Collor.

”Estou usando já o que recebi para comprar coisas para casa. Também pretendo guardar uma parte para pagar algumas contas, como IPTU e IPVA”, Jeferson Daniel Schneider, de 50 anos, industriário, reside no Jardim Panorâmico.

”Sou autônomo, então dependo do movimento, mas pretendo pagar algumas contas. Com certeza a maneira com que gasto foi afetada por essa pandemia, já que costumava viajar no veraneio, coisa que não farei este ano”, Marcos Bueno, de 25 anos, mora no Cidade Nova e atua no ramo de barbearia.

”Já recebi todo o meu 13º salário e parte eu tive de gastar por problemas de saúde, a outra parte optei por guardar”, Elias Luis da Rosa, de 71 anos, aposentado, morador também do Cidade Nova

”Recebi meu décimo e já guardei ele praticamente por inteiro. Não costumava fazer isso em outros anos, mas pelas circunstâncias, acabei decidindo fazer isso este ano”, Alessandra Gebel, de 39 anos, trabalha como montadora de tapetes e reside na Vila Três passos, no município de Lindolfo Collor.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.