Destaques
Nova Petrópolis: restauro da Igreja de Nove Colônias será entregue no domingo
Nova Petrópolis – Relíquia da época da colonização alemã, a Igrejinha de Nove Colônias está sendo restaurada, de forma que a comunidade possa usufruí-la como local de culto, mas, principalmente, para que todos possam visitar e conhecer o Patrimônio Histórico Municipal que, logo, devidamente protegido e restaurado, perpetuará seu belo legado para as gerações futuras preservando sua história.
No domingo, 20, pela manhã, haverá uma cerimônia simples de entrega da obra e o número de participantes será restrito às autoridades, respeitando as normas de distanciamento. Autoridades municipais e representante da comunidade farão um pronunciamento, em seguida, haverá a benção do Pastor. E, simbolizando a entrega, o descerramento da fita inaugural.
História
No início do século XX, os deslocamentos na maioria das colônias do Rio Grande do Sul eram precários, pela falta de estradas em boas condições e as longas distâncias que precisavam ser percorridas que dificultavam a vida da população. Neste contexto, estavam inseridas as colônias da Sede Distrital de Nova Petrópolis, então pertencente a São Sebastião do Caí. Nove Colônias era uma destas, onde os moradores deslocavam-se até as localidades vizinhas para frequentar cultos, por falta de uma igreja no local.
A Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor de Linha Brasil, ministrada pelo pastor Paul Evers, era uma opção para os moradores de Nove Colônias, que se deslocavam em torno de sete quilômetros para ir aos cultos. Neste intento, surgiu a possibilidade de construir uma igreja. Então, Karl Altreider e sua esposa Guilhermina Altreider, doaram um terreno para a construção da igreja, que foi inaugurada em 15 de fevereiro de 1925. Assim, iniciou a caminhada da Congregação Evangélica Luterana Friedenskirche (da Paz) de Nove Colônias, construindo sua capela, memórias, e deixando legados.
- Jogador do São Paulo iniciou carreira no Nova Petrópolis
- Mais três nomes foram anunciados para as secretarias de Nova Petrópolis
- Padre de Nova Petrópolis alcança o número de 10 mil missas celebradas
Mudança de nome
Durante o Estado Novo de Getúlio Vargas e sua campanha de nacionalização, muitos clubes e comunidades foram obrigadas a modificar seus nomes para a língua portuguesa brasileira. Então, a Congregação Friedenskirche passou a ser denominada Congregação da Paz. Esta congregação obteve uma grande conquista em 9 de março de 1952, quando foi inaugurada a torre e o sino. Fato de grande relevância, pois o sino ecoa nas memórias e na vida dos congregados até os dias atuais.
A igreja tornou-se um marco divisório na história da localidade, pois com sua fundação, a localidade passou a ter uma identidade vinculada ao luteranismo. São 95 anos da Congregação da Paz, 95 anos fazendo história, moldando vidas e abrindo as portas para a pregação do maior tesouro que os membros detêm, o acesso direto a Deus através de Cristo Jesus.
O Restauro da Igreja de Nove Colônias foi idealizado pelos moradores da comunidade local, tem participação e apoio do Poder Público, com patrocínio de Imobras e Piá, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo do Estado.