Destaques
Barragem de Nova Petrópolis deixa de transbordar
Nova Petrópolis – A barragem Santa Isabel não está mais transbordando, conforme O Diário informou na edição de terça-feira. Em registro feito no início da tarde desta quarta-feira, 23, é possível ver que a água não passa mais sobre a estrutura da barragem. Porém, a situação está bem longe do estado crítico visto no início de fevereiro, quando a barragem secou e era possível caminhar no leito onde deveria correr o arroio.
Atualmente, o nível de água está apenas alguns centímetros abaixo do necessário para o transbordo. Mas já esteve pior. O morador da localidade, Danilo Birck, de 58 anos, disse que em novembro o leito estava bem mais baixo do que agora e quase dava para caminhar por ele. Em fevereiro, quando mostrou a situação da barragem para a reportagem, havia dito que era a maior seca que tinha visto nestes quase 60 anos.
O gerente local da Corsan, Sadi Zimmermann, informou que a situação de momento é bem tranquila, com água suficiente para abastecer o município por 45 dias sem chuvas. Tanto que até o início da semana, ela transbordava. Contudo, as previsões do tempo indicam que o cenário é otimista, já que pode chover nesta quinta-feira, véspera de Natal, e do dia 26 de dezembro à 1º de janeiro, com exceção do dia 29.
Além disso, a companhia vem investindo na construção de uma adutora que levará água do novo poço artesiano perfurado em São José do Caí, até a rede de água existente. O investimento se fez necessário por conta das constantes falta de água ocorridas no último verão, quando a barragem secou e o município passou a ser abastecido com caminhões-pipa.