Estado - País - Mundo
Sites permitem “rastrear” o caminho do Papai Noel nesta véspera de Natal
Mundo – O Natal está aí, e uma das maiores tradições da época é o Papai Noel. O Bom Velhinho, entregador de presentes, viaja o mundo, e de chaminé em chaminé, faz questão de distribuir as encomendas às crianças “bem-comportadas” durante o ano. Mesmo com a pandemia, o Papai Noel ainda pode ser “rastreado”, graças à iniciativa de organizações que “mapeiam” onde Papai Noel está, e estas localizações podem ser acessadas por qualquer pessoa com acesso à Internet.
Pelo fuso horário de Brasília, os primeiros locais onde o Bom Velhinho passou foram as ilhas do Oceano Pacífico a oeste da Linha Internacional de Data, marcação imaginária que é o limite entre um novo dia no planeta Terra. A viagem vem sendo seguida em direção ao Ocidente, à medida em que o relógio vem marcando meia-noite.
Uma destas iniciativas é do Google, que criou o Santa Tracker (“Santa”, ou Santa Claus, é Papai Noel em inglês). Ali, é possível conferir o caminho pelo qual ele vem passando, inclusive com sua rota ao redor do mundo. O mesmo faz o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad), cuja tradição é mais antiga, existente há 65 anos.
A história desta tradição é, no mínimo, curiosa: por engano, um anúncio publicitário de uma loja foi publicado em 1955 com o número de telefone errado. Em vez de uma linha para crianças falarem com Papai Noel, a loja em questão indicou o número de um número altamente secreto do órgão de Defesa dos Estados Unidos e Canadá, onde apenas o presidente tinha acesso. Uma criança ligou para o telefone e o coronel da base pediu, como forma de “brincadeira”, para os controladores rastrearem o Papai Noel, além de passar a atender as ligações das crianças.