Panela de Pressão
Ivoti e a confusão na Câmara de Vereadores
Raul Petry –[email protected]
CONFUSÃO
A nova legislatura da Câmara de Vereadores que iniciou na última sexta-feira, com a posse dos novos vereadores eleitos, do prefeito e vice, na própria Câmara Municipal, iniciou sem se entender muita coisa. Na prática, de acordo com a eleição de 15 de novembro, a administração municipal não conseguiu fazer maioria. É que o PP elegeu quatro, Satoshi, Pires, Borracheiro e Fabiane Heylmann. A coligação liderada pelo candidato Gringuinho também elegeu quatro, três do Republicanos e Marli Heinle Gehm, do MDB. O partido de Marli até tinha o vice na chapa de Gringuinho. E mais Édio Vogel, do PT, que vai ser oposição natural. A turma do PP de Martin no outro dia foi conversar com Marli, para puxá-la para apoiar a administração. Diante da proposta de que ela seria a presidente da Câmara no primeiro ano, Marli topou na hora. Com Édio Vogel ninguém foi falar. O PP sabe que Marli nunca foi de oposição tampouco de situação. Ela é as duas coisas ao mesmo tempo. Aí fica fácil dizer “vem pra cá e toma lá”. Nada demais, é do jogo político. Com Édio ninguém foi falar, porque entre ele e Marli tem uma grande diferença, a começar pelos partidos. O PT tem sua diretriz, sua linha, enquanto que o MDB é uma chinoca velha, que sobrevive perambulando pelas sombras do poder.
TRATO
Pelo trato para atrair Marli, ela ficaria com a presidência em 2021. No entanto, Marli deixou escapar que a sua assessora jurídica seria Ninon Frota. Vale lembrar que Ninon é ligada a Arnaldo e assim como Arnaldo saiu chamuscado, todo o seu primeiro escalão foi junto. Aí o PP não gostou e tentou costurar uma saída para deixar Marli fora. Nada contra, mas para o PP, Ninon ser a assessora jurídica não desceu. Aí Borracheiro, o mais votado e atual presidente da Câmara, teria tentado negociar com os Republicanos e não deu certo. Só que ninguém do Republicanos foi procurado por Borracheiro e Marli acabou sendo eleita por 8 x 1. Inclusive a chapa de Marli tem todos do PP. A pergunta que não quer calar. Vai ser com ou sem Ninon? Uma segunda chapa sequer foi apresentada. Portanto, Marli foi eleita a presidente da Cãmara.
TAMANHO
Uma pergunta: o que aconteceu com o MDB, outrora o maior partido de Ivoti? Nesta eleição, por pouco não elegeu ninguém por falta de coeficiente. Marli entrou raspando. E o que aconteceu com a eleição da Mesa Diretora. O PP diz que tentou fazer um acordo com o Republicanos e o Republicanos lembra que ninguém procurou eles para evitar a Ninon de procuradora. Definitivamente a história não está bem explicada.
CONFIANÇA
Provavelmente o PP não confiou no Republicanos. Por isto que nem procuraram eles e resolveram deixar como tava selado o acordo a ter que botar alguém do Republicanos na presidência. No entanto, um vereador do Republicanos disse que para evitar Ninon na Câmara eles teriam colaborado para até mesmo apoiar alguém do próprio PP. Pelo jeito, a coisa vai ficar bonita neste ano em termos de articulação política. E um vereador do PP me disse que não dá para confiar na própria Marli.