Coluna Estância Velha
Secretariado de Estância Velha
Fábio Radke – [email protected]
Secretariado
Diego Francisco, a exemplo de outros novos prefeitos eleitos no mês de novembro, teve que correr contra o tempo para a composição da equipe de trabalho. Embora a maioria dos candidatos já tenha sempre nomes em mente, o fechamento de um secretariado desta vez exigiu muitos diálogos e longas reuniões (muitas por videoconferência) em um curto espaço de tempo. Com as eleições indo de outubro para o dia 15 de novembro, os eleitos tiveram pouco mais de um mês e meio até a posse na última sexta-feira, dia 1º.
Técnicos
A primeira impressão é que o atual prefeito realmente pretende dar prioridade a nomes técnicos para ocupar cargos de secretários e diretores. Às vezes esse tipo de discurso pregado em campanha entra no esquecimento após a vitória nas urnas. Não parece ser o caso de Estância Velha. Já observamos em diversas oportunidades, figuras políticas despreparadas assumindo vagas em pastas importantes sem ter mínima condição. Os escolhidos de Diego, do primeiro ao terceiro escalão, passaram por criteriosa análise de currículo.
Juventude
De um lado está o jovem prefeito Diego Francisco, de 30 anos, e do outro, o mais jovem político eleito vereador na cidade, João Gabriel Dilkin, de apenas 20 anos, será o presidente da Câmara. Ambos podem oferecer muito para o município de Estância Velha. João Gabriel é filho do ex-prefeito Waldir Dilkin. Existe sempre uma expectativa sobre novas lideranças que, na maioria das vezes, já chegam ao cargo livre de velhos vícios políticos. Essa ao menos é a expectativa da comunidade estanciense.
Protocolos
A tradicional posse do prefeito, vice e vereadores eleitos, sempre realizada no dia 1º de janeiro seguinte a cada eleição, também teve um protocolo diferenciado em Estância Velha. Para obedecer medidas sanitárias, as cerimônias por toda parte tiveram restrições e não eram abertas ao público. Um cuidado necessário e compreensível diante a atual situação, entretanto, embora com número limitado de presentes na Câmara, a posse que durou cerca de duas horas bem que poderia ter sido mais breve.
Ausências
O diplomático cumprimento na transferência de cargo entre a agora ex-prefeita Ivete Grade (PMDB) e o atual prefeito Diego Francisco, durante a cerimônia de posse não foi possível por motivo de força maior. Ivete não compareceu a cerimônia após testar positivo para Covid-19. Entre os vereadores quem perdeu a posse pelo mesmo motivo foi Jacob Immig (PTB). Ele terá um protocolo exclusivo assim que estiver recuperado.
Parabéns
A primeira criança de Estância Velha a nascer em 2021 é um menino. Davi Luca, filho dos estancienses Lilian Quelin Pires, 36 anos, e Marcos Adriano Pires, 42, nasceu às 8 horas da manhã do primeiro dia de janeiro. O parto aconteceu no Hospital Centenário, em São Leopoldo. A instituição hospitalar é referência em obstetrícia para Estância e outros municípios da região. Parabéns família!