Notícias
“Foi especial trabalhar em Ivoti”, diz Rodrigo Sasso, extensionista da Emater, em despedida
Ivoti – Depois de mais de cinco anos contribuindo com os agricultores do município, no último dia 31, o extensionista da Emater, Rodrigo Sasso, encerrou suas atividades na região. Atuando em Ivoti desde julho de 2015, ele comenta que a experiência adquirida com a comunidade trouxe a ele grandes aprendizados e amizades.
Engenheiro agrônomo e técnico agrícola por formação, neste ano ele completa 10 anos de trabalho na Emater, onde exerceu cargos na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e no Escritório Municipal da Emater, em Porto Alegre, até ser transferido para Ivoti.
Sua chegada no município, como ele lembra, foi um pouco “complicada”. Indicado para atuar executando políticas públicas de assistência técnica e extensão rural, ele comenta que sentiu algumas dificuldades pelo fato de não falar nem alemão e nem japonês – idiomas utilizados por boa parte dos agricultores ivotienses. No entanto, como recorda, “jovem e cheio de energia para trabalhar”, ele foi, aos poucos, conseguindo se adaptar.
“Aprendi rápido a respeitar o tempo das pessoas e me tornei amigo de todos agricultores com os quais trabalhei. Sempre foi uma relação de amizade, confiança e respeito, que levarei comigo para onde eu for”.
Assim, com a construção de uma boa relação entre ele os trabalhadores rurais de Ivoti, os resultados obtidos também foram satisfatórios. Durante o período em que esteve por aqui, conseguiu sempre atender as metas pactuadas com o município e governo do Estado, realizando ainda avanços em algumas políticas públicas, como a do crédito rural. Além disto, sob seu comando, foi iniciado dentro de Ivoti um movimento de agricultura orgânica, passando orientações sobre o manejo ecológico do solo, realizando oficinas de agroecologia e também a construção de hortas urbanas.
De acordo com Sasso, além de ser parte de seu trabalho, a realização destas atividades é importante, pois ajuda a fazer com que a agricultura familiar – que, conforme ressalta “produz alimentos, conserva o meio ambiente e constrói uma rica cultura para toda a sociedade” – seja valorizada. Por conta disto, ele volta a ressaltar a importância da parceria que encontrou na cidade.
“Ivoti foi uma cidade muito especial para trabalhar, pois os agricultores e agricultoras trabalham muito, e trabalham sério. Não tem tempo ruim! Agradeço muito a toda comunidade de Ivoti pelo carinho com o qual fui recebido e pude exercer minha profissão”.
A partir deste ano, Rodrigo atenderá o escritório municipal da Emater de Canoas e, em parte do tempo, também estará realizando um trabalho de cooperação técnica com a Ceasa, em Porto Alegre. Em despedida, ele agradeceu a todos que contribuíram com sua jornada no município.
“Quero agradecer aos meus colegas, Valéria, o Laerte e a Beta, que foram fundamentais para o trabalho acontecer. Desejo também muio boa sorte para o novo colega que irá me substituir. E, em especial, agradeço aos agricultores e agricultoras pelos aprendizados nestes anos”.
O engenheiro agrônomo Felipe Pereira Dias foi convidado para assumir o lugar de Rodrigo Sasso. Atuando como extensionista da Emater de Lindolfo Collor já há um ano, ele passa a assumir os dois municípios durante um primeiro período.
“Tenho expectativas altas em relação ao trabalho que eu, junto aos agricultores, poderei desenvolver no município. Sempre tive muita simpatia por Ivoti e, por isto, havia muita vontade em mim de um dia poder atuar no município. Acho que é um local de grande potencial e com muito trabalho!”.