Colunistas destaque
Dois Irmãos vive infestação de lagartos, ratos, baratas e morcegos
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
INFESTAÇÃO
– Dias atrás comentamos sobre a infestação de lagartos no Vale Direito. Não sei se o termo “infestação” é correto, mas é muito lagarto por lá. Um e outro até agrada os moradores, pela questão que dizem que “lagarto mata cobra”, mas já é demais!
– Mas não é só de lagarto que estão reclamando não. No Centro e alguns bairros, como o Floresta, basta sair no entardecer para ver a corrida das baratas saindo de uma boca de logo e entrando em outra. Tem uma esquina aqui no Centro, na Av. 25, que dá até medo de passar no fim do dia.
– E não é só de lagarto e barata que estão reclamando. No União, o problema é outro: rato. Até cachorrinho que só vive dentro de casa está aparecendo com rato na boca, caça lá fora e traz para dentro de casa.
TEM MAIS
Mas não é só de lagarto, barata e rato que estão reclamando. Tem mais! A esta altura do campeonato você deve estar pensando: “não pode ser, o cara está de sacanagem, tirou o dia para isso?” Pois é, você pode até pensar isso, a gente pode até fazer piada (ainda mais quando escrevi aqui, no ano passado, que o então vereador Léo estava tratando lagartos na base da ração no Vale Direito), mas tem algo muito pior que isso. E não é infestação na cidade toda, é em locais pontuais.
PIADA
– “Mas o que pode ser pior que lagarto, barata e rato?” deve estar pensando um.
– “Ah, pára, ninguém vai morrer por causa disso, você está exagerando”, deve estar pensando outro.
– Pois tem! Acredite, não é piada. E esta parte eu mesmo posso comprovar! Não é que todas estas reclamações vieram no mesmo dia. Tem reclamação que já é do ano passado. Apenas fomos comentar dos lagartos e aproveitamos para falar de tudo ao mesmo tempo, só isso! Certamente a Prefeitura não fez a desratização ou coisa parecida e aí, “verãozão”, o que mais os bichos querem pra se proliferar?
– Pois bem, o que pode ser pior que rato e barata sair da boca de lobo e invadir sua casa? Eu vou te dizer: morcego. O negócio está feio. Dias atrás, constatamos que a algazarra em uma árvore na rua Pedro Gregórius, no entardecer, eram morcegos. Muitos mesmo! Pois bem, sabe o que é pior do que isso? Sabe o que é pior do que ter morcego em uma árvore perto da tua casa?
– “Ah, não tu deve estar de brincadeira, tem coisa pior ainda do que tudo isso?”, é o que você deve estar pensando.
– Tem! Não, não são cobras em terrenos baldios incomodando a vizinhança. Sabe o que é pior? É o vivente querer dormir às 23h de domingo, depois daquele temporal, vidraças escancaradas no 5º andar e dar de cara com um morcego “rastejando”, saindo da sacada e querendo entrar no quarto.
– A estas alturas, alguém está dizendo “ah, isso é normal”. Outro vai dizer: “viu, culpa do ‘aquecimento global’, devastação da Amazônia”… Sinceramente, estou fora destes debates políticos. Alguém vai pensar: “mas você não gosta da natureza?” Quem não gosta? Mas, cada um no seu canto, não moramos na China para fazer sopa com o bichinho! Enfim, vai ter quem vai reclamar: “mas tu está criticando quem?” Não, sem críticas, que elas não levam a nada. Apenas dando um alerta de reclamações que o pessoal tem feito para que os desavisados fechem portas e janelas. Ou, apenas, que fiquem ligados. Mas o objetivo principal é tentar entender o que leva um morcego a ir “pentelhar” o 5º andar de um prédio no Centro! Como desinfetar? Como se precaver?
Meio complicado finalizar hoje com mensagem positiva do dia, mas vamos lá, com uma frase perfeita: “O perfeccionismo é uma trava na vida de uma pessoa, pois ela não consegue avançar na vida, sempre encontra um problema para cada solução que apareceu”.