Destaques
Enem 2020: estudantes se preparam para o segundo dia de provas do exame em Estância Velha
Estância Velha – Com a realização da primeira etapa neste domingo, 17, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 continuam com foco total nos estudos. Isto porque, no próximo domingo, 24, será realizada a segunda e última parte das provas.
Vale lembrar que neste primeiro dia, foram aplicadas as provas de linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação, cujo o tema foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
As estudantes Bianca Sroczynski, do Sol Nascente, e Samyra Severo, do Lago Azul, ambas de 18 anos, participaram desta primeira fase nas escolas Nicolau Anselmo Wecker e Walter Jacob Bauermann, respectivamente, e contaram um pouco mais sobre como se prepararam para encarar o Enem, bem como sobre a experiência de realizar o exame em um ano tão atípico.
As duas jovens relataram que a preparação foi feita, inteiramente, de forma online, destacando também a importância dos conteúdos que são disponibilizados de forma gratuita na internet.
Enquanto Samyra disse que se sentiu de certa forma mais preparada para esse ano, por já ter feito o exame na edição passada, em 2019, Bianca falou sobre o nervosismo, por se tratar da primeira vez que fez o Enem. “Senti que o fato de ter estudado somente à distancia durante o ano inteiro refletiu muito no meu aprendizado. Foi um período bastante conturbado e de muitas adaptações”, acrescentou Bianca.
”O Enem é a minha principal porta de entrada para a faculdade, assim como para a maioria dos estudantes brasileiros”, disse Bianca
ENEM DIFERENTE
Samyra e Bianca afirmaram que a prova desse ano do Enem de fato foi diferente do esperado, porém, o apontamento foi feito, principalmente, pela abordagem das questões.
“Como grande parte dos alunos que também prestaram o exame, achei que a prova deixou de ser conteudista, para pura interpretação”, disse Bianca, ao ponto que Samyra completou que “me surpreendi, foi muito desgastante, muito texto, questões longas e que embaraçavam demais, achei um nível de dificuldade maior do que o passado”.
”O exame pra mim é a base para meu futuro como Advogada, é o que eu tenho como meta desde que ingressei no ensino médio”, contou Samyra
COM A CHAVE DO FUTURO EM MÃOS
As estudantes ressaltaram que continuam com foco total nos estudos, agora direcionados às matérias da próxima fase do exame, destacando também a importância da preparação psicológica, pois a pressão é grande.
Sobre a importância da prova, Bianca disse “para mim, o Enem é a minha principal porta de entrada para a faculdade, assim como para a maioria dos estudantes brasileiros. Se tudo der certo, eu pretendo cursar publicidade e propaganda”.
Já Samyra, falou que “o Enem pra mim é a base para meu futuro como Advogada. Não tenho como manter uma faculdade particular nesse nível sem ajuda de terceiros, então é o que eu tenho como meta desde que ingressei no ensino médio, partir de uma nota boa para conseguir uma vaga nas universidades”
No próximo domingo, ocorrerão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Itens obrigatórios são documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, além é claro, o uso de máscara.
Embora não seja obrigatório, também é recomendado que os participantes levem lanche e água, máscara extra para eventual troca, bem como é permitido que os participantes levem o próprio álcool em gel, que também é disponibilizado no local.
Participação
De acordo com Susana Polever, coordenadora municipal do Enem, dos 1115 inscritos para prestar o exame em Estância Velha, apenas 590 compareceram, o que representa cerca de 53% do número total de participantes esperados.
Ela ainda reforçou que, por mais que o número de abstenções tenha sido alto, a média de pessoas que acabam não comparecendo, em outros anos, era muito próximo, e cerca de 30%.
A coordenadora também falou sobre a ocupação das salas, que tiveram que se adequar para seguir os protocolos de distanciamento. “Na noite do sábado que antecedeu o Enem, recebemos uma nova recomendação do INEP de utilizar apenas 50% da capacidade total das salas, seguindo a norma de 1,5 metro de distância entre cada carteira”, explicou.
Além disso, a instrução, segundo ela, era que caso o número de alunos fosse excedido, estes teriam a prova aplicada em outro dia. Contudo, as regras foram devidamente seguidas, com algumas realocações de alunos para salas extras, mas sem nenhum reagendamento do exame.