Colunistas destaque
São 18 mil carnês do IPTU em Dois Irmãos. Leitor pergunta: porque o Covid não devastou a África? Entenda…
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
IPTU
Você sabia que são 18.117 carnês de IPTU em Dois Irmãos? Pois é, temos 34 mil habitantes, 24 mil eleitores e 18 mil imóveis, afora os rurais. Por falar nisso, neste ano, a Prefeitura se encarregou e de fazer a entrega de todos os boletos ainda em janeiro.
POLÍTICA
– Os vereadores tiveram mais uma sessão extraordinária em Dois Irmãos. Frise-se: há muitos anos elas não são pagas. Foram à sessão de graça. Bom trabalho a todos!
– Ontem a tarde, Jerri recebeu a comenda do Comando Regional da BM, uma honraria aos prefeitos. Felicitações.
– Todos os secretários foram anunciados, alguns chefes de departamento também. Por ora, não terá mais divulgações de nada, pois alguns ânimos precisam serenar. Em março deve sair a lista dos setores que faltam.
– A prefeita Tânia já assumiu em NH e está montando a equipe. Teremos mais doisirmonense integrando o grupo lá pelo visto. Bom trabalho!
NA ÁFRICA
Ontem um agricultor daqui, leitor nosso, me perguntou por que a TV não fala do Covid na África. Boa pergunta! Sinceramente, não sei o que a Globo e os jornais da TV falam do corona, porque quase nunca assisto. Faz anos. A informação que a gente precisa saber o que a gente quer, basta procurar ou ela virá até a gente igual. Não preciso sentar no sofá e ficar “engolindo” o que “eles” querem. Desculpe se falar isso soa com arrogância ou empáfia, mas, de forma humilde, decidi adotar esta medida para ter tempo de fazer o que é importante pra mim. Até porque, “aquilo” que preenche 90% dos telejornais lá de SP e Rio não é informação útil!
Mas, já que puxei o assunto aqui, não vamos fugir. Certamente você já assistiu isso na TV ou leu em algum lugar, mas o caso é que ninguém está entendendo porque o corona não devastou a África. Explicação técnica não há, apenas suposições. Eis algumas: a média de idade do povo não é tão alta como nos demais continentes, lá há pouca imprensa para divulgar e, talvez, o principal motivo: o povo africano está literalmente “vacinado”. Apesar da pobreza, o povo já passou por ebola, malária e uma dezena de vírus e epidemias. Com isso, pelas vacinas anteriores e tudo mais, acabou criando imunidade contra o vírus. Pode ser uma grande bobagem, mas…
GAUCHÃO
A situação da África pode ser (quase) igual ao Gauchão lá do interior, do campo, acostumado com a chuva no pala e no lombo. Um vivente deste dificilmente pega gripe ou resfriado. Tem imunidade. Já o Gauchão de Apartamento (o Licurgo da vida), sempre no ar condicionado, no sedentarismo e comendo porcaria industrializada, a primeira garoa que molha o cabelo já deixa o cara “engripado” (como diz o popular). Seria isso? Seria uma boa comparação sobre a pandemia na África?
RÁPIDAS
– O BBB deste ano nem começou e já levantou meio bilhão de reais somente de sete patrocinadores. Quer dizer, nem sei se começou, mas é um bom resultado para quem paga “apenas” 1,5 milhão para o ganhador. Eles pagam tudo isso para a Globo para você consumir o produto deles, ou seja…
– Tanto a mídia falou “fique em casa”, que o padre Paulo Wendling usou uma frase bacana em uma foto da sua colheita na horta de casa: “Fique em casa, plante em casa, colha em casa”.
– A mensagem positiva do dia: “No meio de toda dificuldade, encontra-se a oportunidade”, do alemão Albert Einstein.