Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: drenagem, quebra-molas e o Verão no Jardim da Serra Gaúcha
Raul Petry – [email protected]
DRENAGEM
E a EGR começou mesmo a construir o acostamento na Av. 15 de Novembro, do posto Shell até a rótula do Pousada da Neve. Não é a obra mais relevante que a EGR já fez, ou que poderia fazer, mas também não deixa de somar. Toda obra é bem-vinda. Só que no caso deste acostamento há uma condição muito particular. Se essa condição não for atendida, a construção do acostamento ficará bem apequenada. Estou falando do sistema de drenagem e do escoamento da água da chuva na baixada perto do Hotel Vila Rica. Se este problema não for resolvido, e bem resolvido, não haverá muito motivo para festejar a construção do acostamento.
TRANSTORNO
Este comentário acima é porque quando se trata da EGR, só vendo para acreditar. No campo das conversas, a estatal anunciou que aquele problema será resolvido junto com a construção do acostamento. Inclusive vai ser necessário escavar a pista fora a fora para reinstalar canos, o que irá atrapalhar o trânsito. Se é para dar um jeito naquele banhado, nenhum motorista se importará com o transtorno momentâneo. Mas vamos ver…
QUEBRA-MOLAS
Outra situação que será modificada é com relação ao quebra-molas que existe naquela região. Pelo menos essa é a previsão dos políticos. Praticamente todos os motoristas detestam aquele quebra-molas e o consideram inútil por causa da sua localização. O problema é que instalar um quebra-molas novo é muito fácil. Depois para tirar, só por milagre. Enquanto isso, ali perto, na frente da Padaria Petrópolis, existe uma faixa de pedestres que é outra inutilidade. O turista que vem do centro não enxerga a pintura e só se dá conta que precisa parar quando já está praticamente em cima dela. Aí já é tarde. De fato tem muitos pedestres que atravessam a rua neste lugar e a segurança deles obviamente é importante. Mas não do jeito que é hoje, pouco ou nada ajuda.
FAIXA ELEVADA
O que se ouve por aí é que o quebra-mola será retirado daquele lugar. Para compensar, será construída uma faixa elevada perto da padaria. Faixa elevada é um quebra-molas mais largo, com uma faixa de segurança pintada em cima. Já existe uma na frente da PRF, que talvez seja a única em Nova Petrópolis. Provavelmente os motoristas continuarão sem gostar, mas pelo menos os pedestres terão a garantia de que os veículos reduzirão a velocidade para a sua travessia.
VERÃO NO JARDIM DA SERRA GAÚCHA
Amanhã começa a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e nela se destacam as atividades ao ar livre. Já era assim nas edições anteriores. No contexto da pandemia, essa tradição do verão de Nova Petrópolis caiu como uma luva. Atividades como caminhadas, trilhas, ciclismo são justamente o que se recomenda às pessoas no atual momento. Por isso, vale muito a pena conferir a programação e participar.