Coluna Linha Nova
Linha Nova: doses afortunadas, escola aberta, problemas na estrada e na comunicação
Curtas de Linha Nova – Stefany Rocha – [email protected]
Doses afortunadas
Chegaram, nesta semana, apenas 10 doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Ainda não é suficiente, mas vamos fazer a comparação com outros municípios da região. Confira na calculadora: Linha Nova recebeu o dobro de Morro Reuter, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, Lindolfo Collor e Presidente Lucena. Cada um destes recebeu cinco doses. E na proporção com o número de profissionais de saúde atuando no município, foi bastante mesmo. Hoje, Linha Nova tem 27 pessoas neste grupo prioritário. Ou seja, as 10 doses serão suficientes para imunizar quase metade dos funcionários municipais da linha de frente da Covid-19. Os linha-novenses foram afortunados neste sentido.
Escola aberta
O ano letivo teve início nesta semana para as crianças que frequentam o berçário e o maternal. Desde o final do ano passado oferecendo aulas presenciais aos alunos, neste ano, o funcionamento vai seguir sendo realizado da mesma forma. Para os pais, foi oferecida a opção de mandarem ou não os filhos para o espaço escolar e, de acordo com a diretora da Emei Mundo Encantado, cerca de 70% dos alunos matriculados estão comparecendo. Estive no local e pude conferir de perto – ainda que apenas a entrada, por segurança –, o modo como a coordenação da escola se organizou para que todas as medidas protetivas que estão em seu alcance pudessem ser cumpridas. Bem preparados para receber as crianças com segurança, espero que logo todas as crianças possam voltar a desfrutar do ambiente escolar e das experiências positivas e construtivas que ele proporciona.
Problemas na estrada – e na comunicação
A rua 25 de Julho segue sendo assunto para queixas da população local. Nesta semana, por meio das redes sociais, uma moradora se manifestou expondo seus receios quanto às situações de risco que a rua, da forma como está, pode gerar. Ela pedia que algumas providências fossem tomadas e que uma sinalização mais notável fosse colocada no local. Nos comentários da publicação, várias pessoas demonstraram compartilhar da mesma indignação e, no fundo, todos pediam a mesma coisa: respostas. Em conversa com o prefeito a respeito da situação da rua, ele comentou que as obras devem ser retomadas ainda neste início do ano. Além de – claro – quererem a estrada em boas condições o quanto antes, a população deseja saber o que será feito em relação à obra e quando será, de fato, feito. Talvez o que esteja faltando é uma comunicação mais ativa entre a Prefeitura e os munícipes, onde a população possa saber melhor o que está se passando no município.