Destaques
Tragédia anunciada: pinheiro ameaça cair e pode causar acidente fatal em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – “Estamos só esperando cair”, falam os moradores que moram na lateral da VRS-873, no bairro Nossa Senhora Aparecida, na “Portelinha”. Há mais de quatro meses uma árvore de pinheiro, totalmente ressecada, ameaça cair. A cada dia que passa ela está se inclinando mais sobre a pista e tanto moradores como motoristas que passam pelo local temem pelas consequências da queda, o que poderá ser fatal.
Se cair, o pinheiro irá arrancar cabos de telefonia, internet e também da rede elétrica que, mesmo estando do outro lado da pista, será atingida. O problema mais grave, entretanto, não é esse: a árvore, estando inclinada sobre a pista, poderá atingir veículos que transitam pelo trecho se, eventualmente, ela vier ao chão.
A via é extremamente movimentada, tanto por veículos de passeio, caminhões e ônibus lotados de pessoas. “Há alguns dias, um carro passou e logo depois caiu um galho. Foi questão de segundos”, relatou uma mulher que mora ao lado da árvore. Os galhos do pinheiro são grandes e pesados e podem fazer um grande estrago.
Prefeitura e RGE
A Prefeitura tem conhecimento da situação e, desde o contato dos moradores está pedindo para a RGE remover a árvore, pois, a Administração não possuí equipamentos para executar tal tarefa. Até a tarde de ontem a empresa ainda não havia dado retorno sobre a situação, mesmo diante dos protocolos alertando para o risco. Segundo profissionais internos da Prefeitura, é necessária uma ação conjunta para remover a árvore e, portanto, a RGE é crucial com os equipamentos, já que ela ameaça a rede elétrica.
A reportagem encaminhou a questão para a RGE ainda na manhã de terça-feira, 26, explicando, através de fotos, a gravidade do problema. Em nota, a empresa respondeu que “está em contato com a prefeitura para planejar uma data para retirada do vegetal que será realizada junto com o município”.
Árvore dava ótimos pinhões
Moradores dizem lamentar pela árvore, afirmando que ela sempre dava ótimos pinhões. “Não sabemos o que aconteceu, mas provavelmente um raio atingiu ela”, disse uma moradora.
A árvore está totalmente seca, ficando cada vez mais frágil e, portanto, prestes a cair.