Destaques
Retorno das aulas municipais está previsto para o dia 17 de fevereiro em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – De acordo com a secretária de Educação, Juliana Dilkin, o retorno das aulas da rede municipal está previsto para o dia 17 de fevereiro, no formato híbrido, ou seja, de forma presencial e online. Detalhes de como será essa retomada ainda não estão sendo divulgados pois o planejamento feito precisa ser aprovado pelo Comitê Operativo de Emergência (COE) do Ministério da Educação (MEC), o que deverá acontecer até a próxima semana.
Atualmente, o Herval possui 169 crianças matriculadas na educação infantil e, no fundamental, são 416 alunos. Para estes atendimentos, o município conta com 31 professoras de educação infantil e 31 professores no ensino fundamental e, entre estes, há nomeações de direções. No total são quatro atendentes nas escolas da educação infantil, sendo que neste quadro, conforme necessidade haverá nomeações.
Faltando vagas
Um dos principais problemas que volta à tona com essa retomada é a demanda reprimida na educação infantil, que já é histórico. De acordo com os dados da Secretaria de Educação, 73 crianças estão aguardando por uma vaga.
Durante o período de campanha a então candidata à reeleição a majoritária, Mara Stoffel (PDT) foi questionada sobre o problema e disse que já havia sido adquirido um terreno no bairro Amizade para uma nova escola, cuja construção deveria iniciar ainda esse ano. Entretanto, o problema gira, também, em torno da contratação de novos profissionais, cujo percentual de folha possui limitações impostas por Lei.
A situação foi pauta de debates na Câmara ao longo do ano passado e, o Executivo, chegou a enviar um projeto de Lei que visava terceirizar a Pequeno Mundo do bairro Amizade se caso fosse necessário; entretanto, o projeto foi recusado pelo então presidente Germano Seger.
Se a nova escola for construída, será necessário a contratação de mais profissionais, o que importaria, necessariamente, no aumento da despesa fixa com folha de pagamento, o que não ocorreria se a terceirização pretendida fosse aprovada.
Estaduais só em março
Já as escolas estaduais devem retornar somente no dia 8 de março, também no formato de aulas híbridas. Entretanto, para que isso se confirme, as escolas Cônego Afonso Scherer e Alberto Schweitzer estão aguardando mais informações da 2ª coordenadoria Regional de Educação do Estado.