Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: vacina, mato, recorde e a conta

28/01/2021 - 08h00min

Atualizada em 28/01/2021 - 08h02min

pórtico ivoti
Raul Petry – [email protected]
VACINA

Segundo o presidente da República, o Brasil é o 6o país que mais aplicou doses de vacina contra a Covid no mundo. Agora muda o discurso depois de ver que o que apregoava era um tiro que saiu pela culatra. Na eleição dele, como mentiu um monte na campanha, confiei nele. Disse que era liberal, tanto que escolheu o liberal Guedes para ministro da Economia, disse que ia vender tudo que encontrasse pela frente e a primeira estatal a “ir para o espaço” seria a TV Lula e por aí vai. Assumiu e caiu a máscara. Revelou-se um corporativista de primeira linha e não sei se não é mais estatizante que a própria Dilma que o antecedeu. Um dos piores presidentes do mundo. Vendeu gato por lebre na campanha e eu caí. Fiquei duas semanas andando por aí com três bandeiras do Brasil envoltas no carro. No domingo de noite comemoramos a eleição deste pulha com churrasco e cerveja de graça para todo mundo na frente da Plamacol. Pensávamos todos que iríamos entrar numa era de prosperidade do Brasil. Deu no que deu. Desdenhou do Covid desde o começo e em vez de comprar vacinas pelo mundo ficou dizendo que ele não ia tomar esta vacina. Agora que o bicho comeu, muda o discurso achando que somos todos mais trouxas que ele pensa. É farinha do mesmo saco e nós esperando a vacina para sermos vacinados e vem 120 doses para Ivoti. Semana passada 184. Neste ritmo vai um ano para vacinar todo mundo.

MATO

Não sei quando vão começar a roçar o mato pela cidade. Só sei que a hora está chegando. Tem mato de um metro de altura nas ruas centrais da cidade. Já foi dito aqui que a empresa que ganhou a licitação cobrou R$ 0,10 por metro de roçada. Estava na cara que ia dar em nada. E não tinha um Plano B. O próprio prefeito reconheceu que a Secretaria de Obras errou ao não deixar engatinhado um Plano B para uma eventual desistência da vencedora da licitação. O atual secretário de Obras podia dar uma palavrinha sobre o assunto.

RECORDE

Não sei se foi a certeza de que ganharia a eleição e o dinheiro em caixa ficaria para o próprio prefeito investir depois nos quatro anos seguintes. Só sei que o valor em caixa é um dos maiores que se tem conhecimento. Claro, nenhum prefeito virou gestor de primeira ordem no ano passado. O que ocorre é que o dinheiro pingou nos caixas dos municípios como nunca no ano passado, irrigado inclusive pelo dinheiro do Covid que veio de Brasília e as despesas baixaram. Não houve transporte de alunos, não houve os gastos de custeio com a grande maioria dos funcionários em casa, o número de consultas caiu nos postos de saúde porque as pessoas ficaram com medo de serem contagiadas pelo vírus nestes locais. Portanto, houve redução da despesa e aumento da receita.

CONTA

Só que a conta vem agora. Bolsonaro declarou outro dia que o governo quebrou. Porque ele não vendeu as estatais podres que prometeu vender, tanto que a projeção de arrecadação era de 1 trilhão de reais nos primeiros anos. Quem planta colhe. Só que neste acaso somos nós que não vamos colher nada. Ele tem o bolso cheiro de 100 mil reais por mês entre aposentadorias e salário de presidente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.