Coluna Picada Café
Picada Café: nova secretária, volta às aulas, equipe, talão do produtor
Jair Heylmann – [email protected]
NOVA SECRETÁRIA
A Câmara de Vereadores inicia os trabalhos na próxima semana. É terça-feira, dia 2. Dentre as novidades estão os novos vereadores, aqueles que chegam pela primeira vez. Mas teremos também a nova secretária da Câmara. Trata-se de Marilei Wittmann, que exercerá a função no lugar de Juliana Prates, que foi exonerada.
VOLTA ÀS AULAS
Muitos pais estão apreensivos com o início do ano letivo, com dúvidas, muita coisa a ser esclarecida. A partir de segunda-feira as secretarias das quatro escolas municipais passam a estar abertas e auxiliando, ajudando e sanando dúvidas. Na semana houve a definição e apresentação dos diretores das escolas, algo que gera curiosidade. O que chama a atenção é que foram trocados todos os diretores, o que nem sempre é comum.
EQUIPE
A secretária Cristiane teve pouco mais de um mês para montar a equipe e o pessoal das escolas. Mas agora está montado, só precisando trabalhar e fazer os ajustes necessários. Cristiane sabe que ocupa um dos principais setores de um governo e que terá muito trabalho pela frente. Principalmente porque ainda vivenciamos a pandemia e por um bom tempo o “estudar” vai requerer medidas de segurança dentro e fora das salas de aula.
TALÃO DO PRODUTOR
A Secretaria da Agricultura segue o cadastro do Talão do Produtor. O mesmo deve ser apresentado até 25 de fevereiro. O secretário Néco Linck afirma que é importante os produtores agilizarem a entrega a fim de que a contabilidade seja feita dentro do tempo hábil, com registro das vendas. Importante frisar que o documento em dia permite que o produtor participe e seja beneficiado pelos programas de incentivo.
480 PRODUTORES
Atualmente há cerca de 480 produtores com talão em Picada Café. Um número excelente. Embora a gente sabe que já teve bem mais famílias vivendo e se sustentando da agricultura. Nos últimos 20 anos houve uma debandada muito grande no setor. Eram jovens deixando a agricultura em busca de uma vida melhor, de oportunidades. Em alguns casos, eles voltaram, mas na grande maioria, a propriedade acabou vendida ou passou a ser apenas moradia e não de produção de alimentos.
SAFRA
Recentemente tivemos a entrega dos implementos agrícolas onde se percebeu que há uma safra de jovens agricultores, aqueles que estão tomando gosto pela coisa, auxiliando os pais e ajudando a tocar a propriedade. Esse incentivo é muito importante. Tivemos alguns agricultores apostando forte na avicultura, produção de ovos, fazendo altos investimentos na propriedade. Que pena que esse apoio não veio mais cedo.
LEITE
Outro setor que teve uma decadência foi o do leite. No dia da entrega dos implementos o presidente da Associação Encosta da Serra afirmou que Picada Café já teve 70 a 80 de produtores de leite, e que hoje não são mais que 17 e dentro de alguns anos devem sobrar somente uns 10. É lamentável ouvir pessoas assim, que nasceram e cresceram e viram o setor cair no abismo. Sou da opinião que todos os setores merecem um devido apoio para depois não se tornarem apenas aspectos da história.