Destaques
Dois Irmãos: Gabriela está desaparecida há seis dias e família não tem pistas
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Aos prantos a mãe Andreia Evangelista dos Santos pede por alguma informação da sua filha, Gabriela dos Santos, de apenas 13 anos, que está desaparecida desde a madrugada do último domingo, 24. Já são seis dias de angústia e, quanto mais o tempo passa, mais aumenta o desespero da mãe por não saber o paradeiro da filha, se está bem, com quem está, se tem o que vestir, comer e onde dormir.
De acordo com a mãe, no sábado ela e a filha tiveram um desentendimento e, na manhã de domingo, por volta das 8h, deram por falta dela. Ela teria saído de casa durante a madrugada, sem ser vista por ninguém, levando todos seus documentos, uma mochila preta com algumas roupas, um aparelho celular do tio, dois carregadores de telefone e um tênis preto. Não se sabe qual a roupa que estava vestindo. Gabriela não teria levado dinheiro. A garota tem 1,60 de altura e a família reside na rua Anita Garibaldi, no loteamento Bela Vista.
Logo ao constatarem o desaparecimento, ainda na manhã de domingo, a Brigada Militar foi acionada e, na segunda-feira, foi registrada ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos. De acordo com o delegado Felipe Borba, ainda não há informações que possam levar à alguma resposta do paradeiro dela.
Terceira Fuga de Gabriela
A mãe conta que essa é a terceira fuga da filha. “Nunca tivemos uma boa relação dentro de casa, sempre discutíamos. Por isso ela foi embora e sei que tenho culpa disso”, afirmou, revelando que essa conturbação familiar é reflexo de quando ainda estava grávida de Gabriela, de um relacionamento abusivo que tinha com o pai da garota, do qual era vítima. “Eu sei que não fui uma boa mãe para ela. Mas eu preciso saber onde ela está, se está bem. Eu entendo se ela não quiser voltar, mas preciso saber onde a minha Gabriela está”, desabafou, chorando.
Foi vista na praça do Fórum pela última vez
Andreia conta que na segunda-feira recebeu uma ligação de uma moça que disse ter visto Gabriela na praça do Fórum. “Ela teria pedido a hora em que tinha ônibus para Porto Alegre até o aeroporto. A moça informou o horário e ela saiu”. Depois disso, não teve mais ligação, não teve mais pistas.
A família reportou a informação no mesmo instante para a Polícia Civil.
Suspeita: uma relação pela internet
A família explicou que a garota não tem contato com o seu pai biológico que mora em Santa Catarina e, portanto, descarta a possibilidade de ela ter ido encontra-lo. A mãe e o padrasto Jeremias Gerson Gerlach suspeitam, entretanto, de um homem que teria cerca de 35 anos que ela conheceu através das redes sociais e pode ter participação na fuga. A família reprovava o envolvimento dos dois, tanto que tiram o celular de Gabriela e, por isso, pegou o aparelho do tio para fugir – que ela não ligou mais ou trocou o chipe, pois não recebe as mensagens da família.
Esse homem seria da região norte do país e, a garota, já teria demonstrado interesse em viajar para fora do Rio Grande do Sul. Andreia e Jeremias temem que esse homem possa ter ajuda-a na fuga, uma vez que ela não levou dinheiro da família.
“Eu estou em pânico”
A mãe conta que desde o desaparecimento da filha não consegue mais dormir. “Eu estou em pânico. Toda vez que entro no quarto dela procuro por cartas para, ao menos, saber que ela foi para um lugar seguro. Mas não tenho nada”, diz ela, afirmando que só consegue descansar à base de remédios. “Às vezes me dá vontade de sair estrada a fora e procurar por ela. Eu já disse para o meu marido que queria ser internada para não perder a cabeça, pois tenho mais três crianças para cuidar”. Além de Gabriela, ela tem mais três filhos: um com pouco mais de um ano, outro de cinco anos e outra de 11 anos. “Meu marido trabalha, chega em casa e faz tudo para mim. Eu não tenho condições com tudo o que está acontecendo”.
Qualquer informação é crucial
Qualquer informação pode ser repassada para a família pelo 051 99610-0084, diretamente na Delegacia de Dois Irmãos pelo 051 3564-1190 ou à Brigada Militar pelo 190.
FOTOS DE GABRIELA, PARA AJUDAR NA IDENTIFICAÇÃO: