Conecte-se conosco

Destaques

Região já aplicou mais de 1,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19

02/02/2021 - 10h59min

Hermínia e Leiza receberam as vacinas em Ivoti (Créditos: Felipe Faleiro)

Região – Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que os municípios da região imunizaram 1,14% de sua população total, sendo que as primeiras doses foram aplicadas em 19 de janeiro, ou seja, há 14 dias. Os municípios já receberam doses da CoronaVac, feita em parceria com o Instituto Butantan, e a de Oxford, desenvolvida no Brasil pela Fiocruz.

Ao todo, a região recebeu 2.532 doses até ontem, e aplicou 1.875, ou 74% do total distribuído. O município que mais havia aplicado em relação à população foi Dois Irmãos, com 1,73% de sua população de 33 mil habitantes já com a vacina aplicada. Três municípios haviam utilizado 100% de suas doses recebidas: Morro Reuter, Picada Café e Santa Maria do Herval.

Aos poucos, a região está recebendo mais doses e aplicando os imunizantes nos grupos prioritários. Neste primeiro momento, são eles os profissionais de saúde, indígenas, idosos a partir de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais em instituições de longa permanência, conforme critérios do Ministério da Saúde. Ontem, o RS distribuiu mais 224,2 mil doses da CoronaVac ainda em estoque.

As doses já entregues não são suficientes para imunizar toda a população prioritária, tanto dentro da região quanto fora dela. No entanto, a SES diz acreditar que esta remessa mais recente deve atingir 100% de alguns destes grupos, como os idosos institucionalizados, mas não de outros, como os trabalhadores da saúde.

Ainda assim, a secretaria garante que pelo menos 66% das doses previstas para este grupo já foi entregue. A responsabilidade pela entrega das vacinas é das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). A região faz parte de duas delas: a 1ª, com sede em Porto Alegre, e a 5ª, cuja sede é Caxias do Sul. Até o momento, o RS já recebeu 511,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

“Foi só uma picadinha. Agora cabe a nós continuarmos nos cuidando”

Vovós de Ivoti imunizadas e sem reações

Nenhum dos 23 idosos residentes no Solar dos Girassóis – Centro de Convivência de Idosos, no bairro Concórdia, em Ivoti, teve quaisquer reações às vacinas aplicadas. Ali vivem 24 pessoas, mas como uma das senhoras moradoras está internada com outra condição clínica, não recebeu o imunizante, porém a dose dela está garantida.

A primeira unidade da vacina foi recebida na semana passada, e a próxima dose está agendada para a próxima semana. As duas primeiras pessoas a serem vacinadas no Solar dos Girassóis foram, pela ordem: Hermínia Schwab, de 100 anos, e Leiza Bernardi, 73 anos. Com a carteira de vacinação nas mãos, ambas disseram que estão se sentindo muito bem.

“Foi só uma picadinha. Agora cabe a nós continuarmos nos cuidando”, disse dona Leiza, que era moradora de Torres, mas o filho mora e trabalha em Ivoti. A proprietária do Solar dos Girassóis, Liziane Lindenmeyer, afirma que as visitas, por enquanto, estão proibidas. “Até que os vovôs recebam a segunda dose e suas famílias também possam ser imunizadas”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.