Coluna Estância Velha
Estância Velha: roçadas, ex-prefeita, vereadores e saúde
Leila Ermel – [email protected]
Roçadas
Que a cidade está precisando de melhorias e limpeza, já é fato antigo. E recorrente. Foi literalmente largada. Um dos principais pontos é a limpeza e manutenção geral da cidade. Mas temos uma notícia positiva quanto às roçadas. O processo licitatório para contratação de empresa que irá executar o serviço foi realizada em 25 de janeiro e está em fase de recursos. Assim que o processo estiver concluído e a nova empresa for contratada, a Prefeitura deve solicitar início imediato das roçadas por todo município.
Sem contrato
Desde o ano passado sem contrato com a então empresa prestadora deste serviço, o município não fez outra contratação. A partir do momento em que assumiu, o Executivo providenciou a nova licitação, com o intuito de sanar esta necessidade urgente. Outro fator destacado foi que a Prefeitura conta com apenas 3 funcionários de carreira concursados para realizar este trabalho, e embora estejam se dedicando em ações pela cidade, não tem como dar conta de toda a demanda existente.
Roçada feita
Na semana passada a equipe da Prefeitura realizou uma roçada na rua Presidente Lucena, trecho de acesso a Ivoti. Uma grande e necessária diferença de visibilidade para quem trafega diariamente pelo local.
Ex-prefeita
Ivete Grade, ex-prefeita do município, será oficialmente empossada no dia 20, como vice-presidente do Instituto Proteja. Sua atuação será voluntária, nesta instituição sem fins lucrativos, que tem o objetivo de combater a violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. No ato da posse, também ocorre o aniversário do instituto e o lançamento da rede Acolher. Ivete sempre teve ligação com a assistência social e humanismo.
Vereadores & Saúde
Está confirmada para o dia 15, a reunião que a Comissão Especial Parlamentar Fiscalizatória CEPF da Câmara convocou para esclarecimentos sobre a Saúde Pública. Os vereadores irão abordar questões pertinentes a denúncias e reclamações da população acerca da saúde. E a presença solicitada da secretária de Saúde e da diretora do Hospital Municipal foi confirmada.
Ilegal não
Já vou dizendo: agora não adianta reclamar, deviam ter pensado antes, na hora de decidir. Há dias venho recebendo comentários e pedidos para falar sobre os novos CCs, que estão aparecendo na Prefeitura. Então, vamos lá. Contratar o ex-prefeito, pai do vereador e presidente da Câmara como assessor da Prefeitura, ou a namorada de outro vereador como cargo de confiança na Saúde, ou ainda ex-vereadores ou candidatos a vereadores que não se elegeram, para atuarem em setores da atual gestão não configura crime, nem nepotismo ou algo do gênero. Portanto, não é ilegal.
Imoral, sim
Mas, penso que é imoral. Principalmente depois de numa campanha na qual tanto falaram de mudança, do novo, da redução e reavaliação dos CCs. E tantas críticas fizeram a outros administradores pela penca de cargos. Mas avisos não faltaram. Quando se realiza uma coligação, uma campanha com apoios, existem também algumas negociações alinhavadas. No primeiro escalão das contratações, foram mais cautelosos, indicando pessoas que, até que provem o contrário, tem gabarito para estar onde estão. Mas aos poucos novos nomes vêm surgindo, e nitidamente se vê que a política e suas combinações continuam fazendo parte do Poder Público.
Antiético também
Jamais imaginando dar uma de moralista. Até porque, ninguém mais é tão ingênuo de pensar que tal prática não ocorreria. Mas ainda quero acreditar que um dia a ética predomine e não sejamos mais fadados a estes subterfúgios na escolha de cargos. Apesar de antiético também, faz parte deste “show” chamado politica. O que podemos fazer é fiscalizar e cobrar quando necessário.
*Descanse em paz Baca. Fostes uma grande figura entre nós Paulo Roberto do Nascimento!