Notícias
Estância Velha estuda aderir à iniciativa EcoPila
Estância Velha – O projeto EcoPila se trata de uma moeda social paralela ao Real, criada pela Associação Comercial Industrial (ACI) de Montenegro/Pareci Novo. Desenvolvida e implementada nas cidades de origem no final de 2018, atualmente está sendo estudada por entidades de Estância Velha, que pretende aderir à iniciativa.
O sistema do EcoPila, em Montenegro e Pareci Novo, funciona da seguinte forma: o morador leva os materiais a um ponto de coleta predefinido, onde é realizada a pesagem dos resíduos e o valor estipulado. Então o cidadão recebe o EcoPila, em forma de cédula, conforme preço de tabela.
Esse dinheiro pode ser gasto pela população em comércios cadastrados no projeto, que aceitam o a moeda paralela como forma de pagamento. Por fim, o EcoPila pode ser convertido em Real na empresa responsável pela reciclagem no município.
A moeda tem como intuito o desenvolvimento da sustentabilidade, bem como incentivar o descarte correto de resíduos e a conscientização ambiental, visando o aproveitamento da comunidade e estimulo às empresas.
ECOPILA EM ESTÂNCIA VELHA
Na Sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 9, os vereadores Elisabeth Griebeler (PSDB), Décio Hansen (DEM) e Yuri Campos (PTB), apesentaram uma indicação ao Executivo para aderir ao EcoPila.
Na tarde desta quinta-feira, 11, os três vereadores se reuniram com João Batista Dias, diretor da Montepel, empresa de reciclagem de Montengro, e Gabriel Berlitz, da Secretaria da Industria e Comércio de Estância Velha, com o intuito de apresentar a ideia a um dos responsáveis no Executivo.
Na ocasião, Berlitz se comprometeu em buscar o apoio de empresas de reciclagem, assim como da Câmara de Dirigentes Legistas (CDL) do município e instituições ligadas ao órgão.