Coluna Estância Velha
Estância Velha: restrição. a definir, Biblioteca do SESI, audiências e transplante
Leila Ermel – [email protected]
Restrição
Governador do Estado destacou novas questões do decreto de Distanciamento Controlado, cedendo a cogestão por parte dos municípios. Dois pontos foram bem destacados: retorno às aulas da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; e a outra alteração foi no fechamento geral das atividades, que passa a ser das 20 horas às 5 horas do dia seguinte.
A definir
Apesar das falas e da informação de que cedeu à cogestão aos municípios sobre o Distanciamento Controlado, nada está oficialmente definido. Primeiramente, a Prefeitura irá aguardar a divulgação do decreto oficial constando as novas decisões, para então poder alinhar estas questões com as que serão tomadas pela Amvars. Desta forma, assim que sair o documento oficializando os itens destacados ontem pelo governador, os municípios da região irão decidir as medidas a serem tomadas. Muita cautela, paciência, discernimento e lucidez para lidar com tudo isso.
Conhecimento
Havíamos comentado que ontem abriria a Indústria do Conhecimento, mais conhecida como biblioteca do Sesi, para atendimento ao público. Mas este retorno presencial terá que aguardar mais um pouco. Somente a partir da divulgação oficial do Decreto Oficial do Governo do Estado, com novas definições sobre aceitação da cogestão do Distanciamento Controlado por parte dos municípios, é que cada cidade irá definir suas normas e diretrizes a seguir.
Audiências
Na noite de ontem, a Prefeitura realizou duas audiências públicas no plenário da Câmara de Vereadores. A primeira foi para prestar contas do 3º quadrimestre de 2020 do Executivo, e a outra com a prestação de contas da Saúde, referente ao mesmo período de 2020. Voltaremos a falar no assunto amanhã, com alguns detalhes dos dados apresentados.
Vereadores
Nesta terça-feira ocorre a sessão ordinária da Câmara. Seguindo os protocolos iniciais deste novo decreto estadual, não terá participação presencial do público. As pessoas interessadas em acompanhar a reunião podem assistir através da transmissão ao vivo.
Transplante
Uma excelente notícia para a família de Carla Scherner, que está internada no Hospital das Clínicas desde 12/1, para a realização de um transplante de medula óssea que ocorreu no dia 27/1, graças à doação do irmão Gabriel Ricardo. Ontem, após um tratamento de 24 dias, a melhor confirmação – a medula pegou. Isso quer dizer que o transplante foi um sucesso e a ajuda da comunidade foi fundamental na doação de sangue. Agora, a família aguarda a estabilização das plaquetas, para que ela então possa voltar para casa e, em breve, retomar sua vida com normalidade, saúde e um recomeço.
Apoio
O apoio, as correntes de orações e, principalmente, a ajuda das pessoas, foram fundamentais para que esse processo desse certo. Claudia Eschner, irmã de Carla, está transbordando de alegria e em nome da família estende sua gratidão a todos que colaboraram de alguma forma. Eles agradecem muitos especialmente aos doadores de sangue, que oportunizaram o sucesso deste procedimento, desta nova vida.