Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Estância Velha: alívio, nomeado, carreira, PDT e Caixa

25/02/2021 - 08h30min

Alívio

Este deve ter sido o sentimento principal dos pais que puderam levar seus filhos para a escola ontem. Claro que ainda existem dúvidas, precauções e muito o que se adaptar, mas a necessidade de retornar o ensino, mesmo que inicialmente para os pequenos da Educação Infantil, e dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, já é um sinal de recomeço, de esperanças para a educação. Que tudo ocorra dentro da normalidade e, em breve, os demais estudantes possam ter esta mesma experiência nas aulas presenciais.

Nomeado

Para quem interessar possa, está confirmada a nomeação oficial do professor Gustavo Guedes, como secretário de Educação e Cultura desde o dia 22 de fevereiro. A cedência do profissional por parte da Caixa Econômica Federal ocorreu apenas na data de 19 de fevereiro, portanto, prolongando a espera para que o mesmo fosse nomeado como titular da pasta. Mas, a Semec não ficou desassistida burocraticamente, pois neste período de tramitação da referida regularização, a professora Ana Bondan exerceu a função de secretária interina.

Carreira

Este período de espera tornou-se necessário, pois Gustavo Guedes é profissional de carreira do banco e precisava da aprovação e comunicação oficiais da instituição bancária, para então ser cedido e poder estar liberado para a nomeação.

PDT

Correm rumores pela cidade, de que o PDT está com uma demanda nada amistosa a ser resolvida. Com a prevista licença da vereadora da sigla, que terá 4 meses de licença maternidade, havia um acordo de cavalheiros, no qual o partido daria a oportunidade aos 4 suplentes de assumir o cargo pelo período de um mês cada. Inicialmente tudo tranquilo. Tudo acertado entre eles. Uma chance de atuarem como vereadores na Câmara Municipal.

Mudou

Mas a chapa esquentou. Com o diagnóstico positivo de Covid, a vereadora teve que se afastar antes, e um dos suplentes assumiu. Eis que ocorreu a mudança de decisão. Os comentários no município dão conta de que o acordo não seguirá, e o vereador em exercício pretende permanecer durante todo o período previsto no cargo. Legalmente ele tem este direito, não tem obrigação de ceder ou dividir com os colegas. Mas parece que a executiva municipal irá se reunir para definir os rumos desta história. Nada foi definido, pois se trata de uma questão partidária a ser acertada entre os membros e executiva.

Caixa

Questão de sensibilidade. Com a chuva torrencial de ontem e costumeiras que ocorrem nesta época do ano, seguidas da aparição de um solaço, fico questionando se alguém terá a sensibilidade e a sensatez de resolver o problema do novo prédio da Caixa Econômica Federal, amplamente localizado na Avenida Brasil, mas projetado sem nenhuma marquise ou proteção externa. Parece uma sugestão ou constatação antiga, mas até o momento quem sofre as intempéries são as pessoas que ficam expostas nas filas, enquanto aguardam atendimento. E nada de alguém solucionar este problema. Será que alguém se habilitará a resolver?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.