Coluna Hortêncio
Hortêncio: Comércio e Indústria não param, eventos, saúde, regras e protocolo, fiquei feliz, meio ambiente, educação, chamamento;pizza
Cândido Nascimento – [email protected]
COMÉRCIO E INDÚSTRIA NÃO PARAM
Eu considero imprescindível que as coisas não parem, que o comércio funcione no seu horário normal e as indústrias continuem a produzir, embora essa pandemia, que veio da China e foi “abafada” pela ditadura desse país asiático.
EVENTOS
Sobre os eventos não acontecerem entre as oito da noite até as cinco da manhã do dia seguinte, também acredito que as coisas aconteçam a bom termo, para que a situação não saia do controle. Alguns perdem com o fim das festas. Outros ganham, preservando a própria vida. Quem quiser aglomerar nas festas leva o vírus para dentro da própria casa. Basta acompanhar o Diário sobre o fechamento de eventos de diferentes tipos, sempre regados à bebida, som alto e presença de menores.
SAÚDE
Ademais, todo o cuidado é pouco com relação a preservar a saúde da nossa população. Se antes a fragilidade era dos idosos, hoje o problema e suas variantes pode atingir a todos, de jovens a adultos.
REGRAS E PROTOCOLO
A Prefeitura emitiu uma nota, que está afixada nos murais, nos comércios e também no Sindicato Rural. A mesma estabelece regras que valem para comércio, indústria e serviços, e estão em conformidade com o protocolo de cogestão dos municípios da região 7.
FIQUEI FELIZ
Ao retornar para o Diário, rever amigos antigos e conhecer os novos, após 10 meses afastado, fiquei feliz mesmo de voltar para o interior, celebrar o verde da natureza, entrevistar aqueles que são responsáveis por colocar o alimento na mesa dos gaúchos. É gente simples, com calos nas mãos, mas com um sorriso no rosto, com a certeza do dever cumprido em prol das novas gerações. Sei que os principais produtos daqui de Hortêncio vão para a Ceasa, como é o caso do aipim e dos cítricos.
MEIO AMBIENTE
Pelo que fiquei sabendo a Patram, a polícia que fiscaliza o meio ambiente, esteve no município. Há uma denúncia de que alguém teria aberto uma estrada ou feito uma obra próxima ao rio. Na Prefeitura soube que foi um particular. Vai ter novidades em breve, porque na questão do meio ambiente o Ministério Público vai pra cima mesmo.
EDUCAÇÃO
Outra questão que me comove é ver que as crianças da Educação Infantil estão podendo ir às aulas, mesmo após o decreto sobre a bandeira preta. Mas, a pedido dos prefeitos, os pequenos têm aulas até o 2º ano. Os maiores têm aulas de maneira remota. Quem não tem celular, computador, notebook ou internet, pode retirar as matérias na Secretaria da Educação, sempre às sextas-feiras.
CHAMAMENTO
O vice-prefeito José Maurício Heck tem uma mentalidade favorável à geração de novos empregos. E isso é bom mesmo, pois pensa na atual e nas gerações que virão.
PIZZA
O produtor rural Alexandre Kunzler criou uma pizza, nada mais, nada menos, que de aipim… É isso mesmo. Ele planta aipim e entende que a criação dessa pizza vai divulgar e incrementar as vendas do seu produto, beneficiando a todos produtores do município. Parabéns pela criatividade.