Conecte-se conosco

Destaques

Prefeitura de Dois Irmãos estuda pacote de incentivo aos empreendedores locais

10/03/2021 - 07h41min

Dois Irmãos – Buscando auxiliar os empreendedores que tiveram que fechar seus estabelecimentos devido à pandemia do coronavírus e as restrições severas da bandeira preta do Distanciamento Controlado impostas pelo Governo do Estado, a Administração Municipal de Dois Irmãos está buscando oferecer incentivos para aliviar os impactos econômicos e evitar onda de desemprego.

Na tarde desta terça-feira, 9, o prefeito, Jerri Meneghetti, o vice-prefeito, Juarez Stein, os secretários municipais: Edson Luis Maicá Severo (Desenvolvimento Econômico), Eloi Diel (Fazenda) e Carlos Kasper (Administração, Tecnologia e Inovação), estiveram reunidos com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Dois Irmãos: presidente, Ademir Berlitz, vice-presidente, Felipe Schaumloeffel, e a secretária, Márcia Spengler, para alinhar as estratégias de auxílio.

Durante o encontro o Município apresentou um pacote de benefícios e estímulos, como: uma linha de crédito junto a uma instituição financeira, com parte da taxa de juros diferenciada (reduzida); auxílio aluguel; adesão a uma plataforma para facilitar as vendas através de aplicativo de mensagens; e programa de incentivo para compras no comércio local. Além disso, nesta terça-feira (09), foi anunciada, pela Secretaria da Fazenda, a prorrogação dos vencimentos do IPTU, com descontos de até 30%.

Segundo o prefeito Jerri, foi iniciado o trabalho há uma semana, tão logo que chegou ao nosso conhecimento sobre as intenções de prorrogação da bandeira preta por parte do Governo do Estado. Conseguimos projetar cinco ações, sendo que algumas delas já estavam previstas para o longo do ano, mas antecipamos, como o caso da disponibilização de linha de crédito com taxas diferenciadas e da campanha para estimular a compra local. São ações que o Município vai oferecer, dentro de suas possibilidades, para auxiliar estes empreendimentos que tiveram que ser fechados pelo decreto estadual. De modo geral, estes estabelecimentos adotam cuidados e procedimentos de segurança para evitar a propagação do vírus, mas estão sendo penalizadas pelas irresponsabilidades de alguns e pelas imposições do Governo Estadual.

Ainda segundo o prefeito, o objetivo é auxiliar estes empresários na travessia de mais este momento difícil, evitando nova onda de desempregos e injetando algum recurso na economia local que acaba retornando em parte, de outras formas. Assim que tiver o detalhamento de cada ação, algumas serão encaminhadas para a apreciação da Câmara de Vereadores.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.