Conecte-se conosco

Destaques

Dois Irmãos: comerciantes relatam dificuldades com as restrições da bandeira preta

11/03/2021 - 07h41min

Dois Irmãos – Desde o início das restrições mais críticas por conta da bandeira preta, comerciantes locais está em sua grande maioria de portas fechadas, atendendo como podem de forma remota e trabalhando através de tele-entrega. A situação é preocupantes, deixando muitos de mãos atadas, em função do longo período em que as medidas estão e ainda seguirão vigentes sobre todo o Estado.

Marlise Pich, da loja Lepich Collection, no Centro

Um destes casos de preocupação e também de indignação é o de Marlise Pich, da Lepich Collection. Ela conta que a situação está complicada, pois a loja está fechada desde o sábado, dia 26 de fevereiro, e não vê previsão de reabertura. “Eu fico revoltada com a situação, pois os bancos estão abertos, as ruas estão cheia de gente e o comércio deve ficar fechados. Estamos sendo prejudicados com isto. Nosso prejuízo é de 100%”.

Marlise relata também da dificuldade devido os boletos e demais contas que, a loja estando fechada ou não, precisam ser quitados. “As vendas online não estão funcionando muito bem. O nosso setor necessita que as pessoas tenham atendimento presencial. Quase toda a coleção outono-inverno que chegou não está saindo”.

Maira de Lima, funcionária da Disk Cosméticos

O baixo movimento de vendas também é percebido em outros setores do comércio. Na Disk Cosméticos, a funcionária Maira de Lima conta que as vendas através de tele-entrega estão bem paradas. “Nossos clientes, em grande maioria, são de salões de beleza, que também estão fechados neste momento. As pessoas que compram em tele-entrega, além do valor do produto, ainda precisam arcar com a despesa da tele, o que dificulta um pouco”.

Mesmo estando dentro da loja, Maira apenas atende os clientes de forma remota. Assim como em grande parte dos estabelecimentos, a empresa disponibilizou um telefone para contato na porta. Ainda assim, ela conta que a empresa parou de fazer pedidos de novos produtos. “Dá para dizer que diminuiu de 70 a 80% das vendas com a loja fechada. Até porque o pessoal não está querendo gastar com toda esta situação”.

Ajuda para os empreendedores locais

Encontro entre Prefeitura e CDL estudou alternativas para ajudar empreendimentos locais

Em função de mais um momento de crise no comércio local agravada pela pandemia, a Prefeitura está estudando formas de ajudar os empreendimentos, na tentativa de aliviar os impactos e evitar desemprego e fechamento definitivo de portas. Em um encontro realizado na Prefeitura entre o prefeito Jerri Meneghetti, o vice, Juarez Stein, secretários municipais e representantes da CDL de Dois Irmãos, foram discutidas ações para enfrentamento da situação.

A Prefeitura apresentou um pacote de benefícios e estímulos, como uma linha de crédito junto a uma instituição financeira, com parte da taxa de juros reduzida; auxílio aluguel; adesão a uma plataforma para facilitar as vendas através de aplicativo de mensagens; e programa de incentivo para compras no comércio local.

Nesta quinta-feira, 11, uma nova reunião entre a Prefeitura e o CDL será realizada para definir a forma com que estas ações serão realizadas. A divulgação definitiva de como funcionará o auxílio aos empreendedores locais deve ser feita nos próximos dias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.