Estado - País - Mundo
Reabertura de comércio e serviços não essenciais deve ocorrer a partir de segunda-feira (22) no RS
Estado – O Rio Grande do Sul deve retornar ao modelo de cogestão no Distanciamento Controlado do Governo do Estado a partir da próxima segunda-feira, 22. Com isto, estaria liberada, mas ainda com algumas restrições, a reabertura de comércio e serviços considerados não essenciais. A informação foi confirmada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, após reunião com o governador Eduardo Leite.
Segundo informações, a reabertura do comércio e serviço não essenciais seria de segunda a sexta-feira até as 20 horas, mas com possibilidade de entrada até as 19 horas. Já os restaurantes, bares e lanchonetes poderiam atuar sem restrições de dias até as 17 horas. Além disso, hotéis e alojamentos podem ter lotação máxima de 50%, se tiverem selo de turismo responsável, ou 30% caso não tenham o registro. Já a restrição de atividades entre 20 horas e 5 horas segue mantida até o dia 30 de março.
Para os bares e restaurantes noturnos, a possibilidade é de retomarem suas atividades a partir do dia 1º de abril. Ainda nesta semana, o governador se reunirá com os prefeitos através da Famurs, para alinhar as novas medidas da bandeira vermelha. A tendência é de que a bandeira vermelha seja mais restritiva, de maneira a brecar flexibilizações exageradas.