Conecte-se conosco

Destaques

Empresário de Dois Irmãos vê como importante para a saúde a reabertura de academias

18/03/2021 - 07h28min

Dois Irmãos – Uma dúvida foi levantada recentemente por um empresário: afinal, cuidar do corpo e praticar exercícios físicos é lazer ou saúde? A partir deste questionamento, o dono da Academia Oxygen, que fica na Avenida Irineu Becker, André Birk, acredita que não faz sentido este setor não estar permitido a funcionar, mesmo com as restrições mais rígidas do Estado. Ele afirma ainda que outros proprietários de academias estão com a mesma indignação.

Segundo André, a academia ajuda a combater o vírus, através da atividade física e do condicionamento. O local está fechado em função da bandeira preta desde o final de fevereiro. “Pessoas fisicamente ativas têm menos chances de terem os sintomas agravados. Se colocar na balança, é muito mais benefício do que malefício as academias seguirem funcionando, mesmo que com ocupação reduzida”.

Ele destaca ainda que estes locais estão com protocolos rígidos para poderem funcionar, com limpeza constante. A cada vez que um aluno faz um exercício em um aparelho, ele precisa limpá-lo para o próximo que for utilizar. Além disso, só é permitida a entrada com máscara e toalhas de rosto. Este cuidado e limpeza constantes, ressalta o empresário, pode ser até maior do que em outras áreas cujo funcionamento está permitido, como o Trensurb, por exemplo.

André conta ainda visitou alguns espaços públicos recentemente, como o Complexo Esportivo Municipal, e viu diversas pessoas fazendo exercícios no local sem estes cuidados com limpeza e sem auxílio de profissionais. Logo após, ele conta, o local foi fechado pela Prefeitura. “Eu fiz uma pesquisa com meus alunos e, dos que pegaram o vírus, nenhum precisou ser internado. O condicionamento, a atividade, o não sedentarismo, ajudam a não agravar os sintomas”.

Receio que deixem de treinar

Um dos principais problemas segundo o empresário é que os alunos fiquem sem treinar durante o período. Ele conta que muitos praticam atividades regularmente assim fazem por terem pago a mensalidade, vendo então um motivo para ir até a academia. Com estas fechadas, o perigo de não permanecer ativo é evidente. “Quantas pessoas deixaram de treinar com o fechamento e agora estão se alimentando mal em casa? Fechando as academias, só estamos piorando a situação, deixando as pessoas com sedentárias novamente”.

Ele cita, por exemplo, pessoas que têm esteira ou alteres em casa, ou até aquelas saíram para caminhar como forma de compensar a academia fechada, mas que em pouco tempo já deixaram de manter a rotina de atividades. “São pessoas que antes tinham uma probabilidade menor de se contaminar de forma grave, agora estão com uma imunidade pior, e assim mais sujeitas a pegar o Covid-19 de forma grave. O problema do vírus está no estilo de vida das pessoas e na imunidade delas, e a gente etá indo pelo lado contrário disto fechando as academias”.

André reforça que as pessoas com o condicionamento ativo e melhor, mesmo que peguem a Covid-19, terão maiores chances de recuperação rápida e plena. “Meu tipo de estabelecimento traz muito mais benefícios para a saúde das pessoas. Estão colocando as academias como espaço de lazer, mas aqui é um local de saúde”, finaliza André, que abriu a academia em Dois Irmãos em 2020 e tem outra em Parobé desde 2019, mas trabalha no ramo há mais de seis anos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.