Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: astral, 500, conta e fins de semana

31/03/2021 - 06h10min

Raul Petry – [email protected]
ASTRAL

O fato de a vacinação começar a engatinhar e todo mundo ficar feliz com o dia de ser vacinado está injetando uma dose de ânimo extra nas pessoas e, consequentemente, na economia. Ao mesmo tempo vem a notícia de que em Porto Alegre caiu 30% a procura por UTI. Tudo conspira para nos livramos do mal a partir de agora. Vamos ficar lamentando as mortes que o vírus provocou, mas tudo tem um preço. Não nos esqueçamos que o vírus também provocou muitas mortes de CNPJs, o que pode ser recuperado. O que importa é a saúde, o resto a gente corre atrás. O funil se fecha contra o corona e ele vai ter que entregar os pontos. Não totalmente, mas permanecerá entre nós civilizadamente no futuro. Assim como a gripe, que continua matando gente, mas muito poucas pessoas, vai ser com o corona num futuro próximo. Continuará entre nós mas vamos olhar com desprezo para ele. O homem está vencendo esta batalha.

500

Se não faltarem vacinas, Ivoti vacina 500 por dia. Tivesse mais e o prefeito garantiu que poderemos vacinar 2.000 pessoas por dia. Como está, já tá bom, mas vai ficar melhor. Vacinando os 3.000 idosos com mais de 60 anos, diminuirão em 80% as pessoas que vão bater na porta dos hospitais e teremos 80% menos de mortes. Pronto, basta ter vacinas. A partir daí, com a imunidade de rebanho natural e com os anticorpos que as pessoas já tem, mais os vacinados, o corona vai ter que se entregar rapidinho. Estamos claramente vendo a luz no final do túnel. Ufa!!!

CONTA

O governador Leite deixou a responsabilidade de flexibilizar para os prefeitos, o que os próprios prefeitos pediram. Só que os prefeitos podem pouco e não o suficiente que a população exige, ou melhor, os comerciantes. Eles se deram conta que a indústria funciona e porque o comércio não pode. Tem indústrias em Ivoti onde entram 600 pessoas por dia. Em algum comércio isto acontece. O trem transporta quantos? Certamente muito mais. As empresas do agronegócio movimentam muito mais gente. O serviço essencial como supermercados estão tomados de gente. Porque o comércio é considerado como o párea da cadeia produtiva, o responsável por matar as pessoas caso funcione? A conta por enquanto ficou com os prefeitos. Aquela história, a corda sempre arrebenta no lado mais fraco. Os prefeitos convivem com as pessoas e o governador tá escondido nos confins do Palácio.

FINS DE SEMANA

Outra bobagem é fechar tudo nos fins de semana. Tem que ter regras claras e pronto. E fiscalizar. Ali o poder público erra. Ivoti tem um fiscal, vai fiscalizar o que sozinho. Por fim, empurraram toda culpa para o povo, que não é comportado, não obedece e coisa e tal. Mas e o poder público obedece? Não vacina em massa tanto que ninguém mais fala nisso. Não fiscaliza ninguém, mesmo porque, consequente, não tem moral para tanto, não comprou vacinas a tempo e não investiu o dinheiro disponibilizado no ano passado na saúde. UTIs sempre faltaram e seria novidade agora. Desse jeito os comerciantes de Ivoti fizeram bem em pressionar o poder público para abrir sábado. A situação foi essa. O afogado se agarra onde pode para se salvar. Os comerciantes na desobediência civil.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.