Conecte-se conosco

Notícias

Primeira superlua do ano pode ser observada até esta noite

31/03/2021 - 09h12min

Maior e mais luminosa, a superlua costuma acontecer cerca de três a quatro vezes no ano (Foto: Reprodução/Observatório Heller-Jung Leste)

País/São José do Hortêncio – Desde a noite do último domingo, quem olha para o céu pode perceber que a lua está mais luminosa. É que está acontecendo a primeira superlua do ano, o que faz com que o satélite natural fique cerca de 5% maior e se torne aproximadamente 11% mais brilhante que a lua cheia que costumamos ver. Ela poderá ser observada até esta quarta-feira.

De acordo com o que explica o astrônomo hortenciense, Rafael Compasse, o fenômeno é mais simples do que parece. A superlua surge quando a lua, em sua fase cheia, se encontra próxima ao seu perigeu – que, por sua vez, é o ponto da órbita que fica mais perto do nosso planeta.

“O que ocorre é que a órbita da lua não é perfeitamente circular, então, em algum ponto dela, ela vai estar levemente mais próxima da Terra. A superlua ocorre justamente quando esse ponto de proximidade coincide com a lua cheia”.

Desta vez, ela pôde ser contemplada em diversos locais do Estado, mas notar o aumento no seu tamanho e na intensidade do seu brilho, muitas vezes, acaba sendo algo possível de se fazer apenas ao observar fotografias. No entanto, quem não conseguir apreciar o fenômeno desta vez, poderá tentar novamente ainda neste ano. Normalmente, a superlua ocorre entre três a quatro vezes por ano. Em 2021, a previsão é que ela volte a aparecer em 8 de abril, 26 de maio e 24 de junho.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.