Destaques
Ovos de Páscoa pintados à mão – Tradição cultivada como antigamente: são 4.500 ovos colorindo o jardim dos Link em Picada Café
Picada Café – A semana de chuva foi de preocupação. Mas bastou o sol dar as caras que o casal Leda e Dércio Link saltaram da casa as margens da BR-116 e foram organizar, uma a uma, as árvores de Páscoa no jardim da residência. No pátio nada mais que 4.500 ovos de Páscoa, aqueles de galinha que são pintados a mão, uma verdadeira obra de arte, uma tradição. Aos 75 anos da dona Leda, e aos 78, do seu Dércio, mantém uma tradição herdada dos antepassados. E não pensem vocês que para o casal de aposentados a Páscoa é somente agora. “A gente guarda a casca dos ovos o ano todo. Por isso temos todos esses”, destacou dona Leda.
NETOS
Na casa dos Link se encontra pátios decorados com árvores secas todos os anos. A tradição, conta seu Dércio, iniciou a cerca de seis anos. “Foi durante uma viagem nossa a Pomerode que vimos essa tradição. Os alemães trouxeram esse costume e resolvemos cultivar ela aqui em nossa casa”, destacou o taxista aposentado. Mas para manter a tradição o casal conta com um reforço importante. São os netos Maya, Luca, Matteo e Theo a inspiração dos avós para manter a tradição. “Eles moram do lado da nossa casa. Assim como os filhos Marcio e Marco, queremos que os netos também sigam essa tradição”, declarou a aposentada.
PONTO TURÍSTICO
A casa do casal Link vira tradição nos meses de fevereiro e março, enquanto duram os festejos pascais. As árvores recheadas com ovos de galinha pintados para a Páscoa chamam a atenção de quem trafega pela BR-116. Muitos, afirma seu Dércio, acabam parando para registrar o fato em fotos. “As pessoas param, tiram fotos, uns esperam a gente para conversar. Perdemos a conta de quantas pessoas já pararam aqui”, declarou dona Leda.
Tudo ovos de consumo próprio
Ter cerca de 4.500 ovos pintados manualmente, com a ajuda dos netos, requer anos de dedicação, amor e paciência. O casal conta que são todos ovos consumidos na casa do casal. “A gente cuida na hora de abrir o ovo, evitando quebrar muito a casca. Essa depois é limpa e guardada. A gente não sabe ao certo, mas acreditamos que consumimos cerca de 500 ovos por ano”, declarou Leda. “Parte desses são do fim do ano onde fazemos panetone para toda a família”, acrescentou.
O ANO TODO
Mas vocês pensam que o casal vai parar com a tradição? Não. Tão logo a reportagem do Diário deixou o local o casal dirigiu-se a garagem da casa onde cerca de 500 ovos aguardavam para passar pelo processo. “A gente guarda de um ano para outro. Como tinha chovido muito a gente deixou para pintar quando tivesse sol”, finalizou a aposentada. Além do ovo o casal escolhe fita colorida para pendurar os ovos nas árvores secas. E essas ficam no acesso a casa dos Link. Tudo para que, quando os filhos e os netos vão para casa, que possam ver a tradição de pintar ovos e preparar para a Páscoa.