Estado - País - Mundo
Entidades pedem inclusão de jornalistas aos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 no RS
Porto Alegre – Um ofício assinado por seis organizações representativas do jornalismo pediu ao governo do estado que os jornalistas, radialistas, repórteres fotográficos e cinematográficos sejam incluídos nos gruops prioritários de vacinação contra a Covid-19. O documento foi entregue nesta terça-feira, 13, pelo presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (ARFOC-RS), Rodrigo Ziebell, ao vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Conforme a ARFOC, o vice-governador irá levar a questão à Secretaria Estadual de Saúde e ao Gabinete de Crise.
Assinam o ofício: Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (ARFOC-RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado (Sindicato dos Radialistas).
O documento traz uma série de justificativas, entre eles um estudo da FENAJ que aponta 169 mortes de jornalistas no Brasil pelo coronavírus desde abril do ano passado, o maior índice relacionado à profissão do mundo. Só em 2021, foram 86 mortes, mais do que todo o ano de 2020, quando houve 78 entre abril e dezembro. A ARFOC também comenta que o tamanho da classe associada a ser vacinada representa “um percentual ínfimo” da população gaúcha, atualmente em 11,5 milhões de habitantes, e, segundo a entidade, não acarretaria em prejuízos à vacinação ao restante da sociedade.
Leia o ofício completo entregue ao vice-governador clicando aqui.