Conecte-se conosco

Destaques

Família procurou a Prefeitura de Dois Irmãos para vender o histórico Moinho Collet

30/04/2021 - 09h46min

Dois Irmãos – Atual proprietária de umas das construções mais antigas ainda de pé, datada do início da imigração alemã na região, a Família Collet procurou a Prefeitura para vender o espaço para o poder público. A compra, conforme o prefeito Jerri Meneghetti, deve ser concluída nos próximos dias, e servirá para fomentar o turismo e preservar o patrimônio histórico.

Ao todo, são sete os membros da Família Collet proprietários do moinho. Um deles, Rafael Collet, deu mais detalhes de como iniciou a negociação. “Em 2019, os herdeiros fizeram uma reunião no qual não houve interesse de nenhum dos membros da família no restauro do moinho, devido ao alto custo de investimento. Ficou decidido então fazer uma carta proposta de venda para a Prefeitura no qual o desejo da família seria que o imóvel seria um bem público”.

No início deste ano as negociações com a Prefeitura se intensificaram, resultando no interesse da venda, que já foi confirmada. Na segunda, a Câmara aprovou um projeto do Executivo abrindo crédito especial para a compra do Moinho Collet no valor de R$ 158 mil, que representam o valor da aquisição e a regularização do imóvel.

Rota colonial e turismo

Jerri contou ainda que a intenção é que, depois de restaurado, o Moinho Collet possa fazer parte dos atrativos da Rota Colonial, que passará a ser mais estimulada nos próximos anos como parte das ações pelos 200 anos da imigração alemã.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Luis Maicá Severo, destaca o bem histórico do moinho para Dois Irmãos. “A construção é uma das poucas edificações do tipo que ainda existem no Rio Grande do Sul. É a memória viva do trabalho dos primeiros imigrantes alemães. A aquisição deste imóvel tem como objetivo preservar a importância do patrimônio histórico e cultural”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.