Geral
VEJA VÍDEOS: Proprietário rural de Hortêncio colhe 1,8 tonelada de noz pecan
São José do Hortêncio – O que começou com uma produção tímida, com 1000 pés da noz pecan, em 2014, e uma colheita de 200 quilos em 2020, surpreendeu neste ano o produtor César Sena, 51 anos, que colheu nesta safra 1,8 tonelada. Ele trouxe as mudas da noz, que é considerada um fruto seco, da sua cidade natal, Cachoeira do Sul.
Policial aposentado, Sena se formou em Montenegro, onde trabalhou inicialmente, depois veio para São Sebastião do Caí e, por fim, atuou em São José Hortêncio até a aposentadoria. A área de plantio é de 6 hectares.
“Optamos pela nogueira pecan porque é um produto diferenciado, e pela sua longevidade do pomar, que dura mais de 100 anos, e os nossos netos vão colher ela”, explicou o produtor, que faz parte do IB Pecan, entidade que reúne e presta assessoria técnica aos pecanicultores do sul do país.
Os clientes são comerciantes, padarias e confeitarias do município, mas Sena já tem clientes em Ivoti, São Sebastião do Caí e Feliz.
BENEFÍCIOS À SAÚDE
A noz-pecã é considerada uma grande aliada para a saúde do coração. Uma dieta equilibrada é essencial para manter a saúde do sistema cardiovascular, além de evitar o consumo de gorduras trans e, se possível, investir em alimentos naturais (como vegetais, cereais, frutos e leguminosas).
FONTE DE ÔMEGA 3
A noz-pecã tem um alto teor de antioxidantes substâncias que combatem a ação dos radicais livres e protegem o sistema cardiovascular e gorduras do bem (monoinsaturadas), que são fundamentais para o controle do colesterol. Por ser fonte de ômega 3, por exemplo, a noz-pecã ajuda a evitar o acúmulo de colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares a longo prazo.