Geral
Diário do Empreendedor: Gestor da Escola Chef Gourmet fala do novo empreendimento em NH
Carlos Eninger destaca a gastronomia na região e os cursos disponíveis na unidade
Por Leila Ermel
Ivoti/Novo Hamburgo – A Escola de Gastronomia Chef Gourmet foi inaugurada em 24 de abril, em Novo Hamburgo, representando um mega empreendimento da gastronomia, que terá inicialmente com mais de 10 cursos voltados ao universo gastronômico. Com um investimento de R$250 mil reais, os sócios Carlos Felipe Eninger e Arthur Klaus Müller decidiram coloca a disposição da comunidade a primeira unidade da região metropolitana da rede de escolas, e a segunda implantada em todo o Estado.
Em duas semanas de matrículas abertas, a Chef Gourmet já confirmou a matrícula de três turmas interessadas no curso de Chef de Cozinha. As aulas deste curso devem iniciar ainda em maio, com aulas presenciais, com número reduzido de alunos por turma, cada um com sua bancada própria mantendo os protocolos exigidos pelos decretos vigentes.
O sócio e gestor Carlos Felipe Eninger foi entrevistado do programa Diário do Empreendedor, na segunda-feira, 10. Confira um trecho da entrevista a seguir e assista a completa no Facebook ODIARIONET. Contate a Escola de Gastronomia Chef Gourmet pelo WhatsApp: (51) 99140-1380 ou 3600-1583.
Trecho da entrevista
Diário: O que os levou a investir na implantação da Escola de Gastronomia Chef Gourmet?
Carlos Felipe: Sempre fui envolvido pela gastronomia, desde cedo tenho a cozinha como hobby, me dedicando a me aventurar neste universo. E quando conheci meu sócio Artur, na Universidade Feevale, quando cursávamos Direito, nos tornamos amigos e descobrimos esta mesma paixão pela cozinha. Passamos a cozinhar para amigos em uma confraria e de repente resolvemos apostar neste empreendimento, pois sabemos a importância e o significado da gastronomia nesta região, que aproxima a Região Metropolitana e a Serra Gaúcha. E ao conhecermos a proposta da rede de escolas Chef Gourmet tivemos certeza de ser algo acertado.
Diário: Quais os cursos iniciais que serão oferecidos? E qual o público alvo?
Carlos Felipe: Com certeza o carro-chefe de uma escola gastronômica seria o Chef de Cuisine, com duração de 2 anos. Temos a disponibilidade de atender ao profissional, que desejam renovar seus conhecimentos, reciclar técnicas e formação; também podemos atender aqueles que querem iniciar do zero, prontos a conhecer todos os módulos que o curso oferece, bem como atenderemos aqueles que tem a cozinha como um hobby. A nossa escola está aberta ainda para os mais de 10 cursos disponíveis, como de Chef Pâtisserie e Boulangerie (Padaria e Confeitaria), Cozinheiro Profissional, Chef Bouchèrie, Sommelier, Bartender, Chef de Cozinha Junior (a partir de 8 anos de idade), entre tantas outras oportunidades.
Diário: De que forma é possível conhecer a escola e sua infraestrutura, cursos e instalações?
Carlos Felipe: Nestas duas semanas recebemos muitos contatos de pessoas querendo conhecer nossa escola, nosso amplo espaço. Temos uma lista de espera com mais de 400pessoas. Já conseguimos fechar três turmas para início prático ainda este mês. Mas lembramos a todos que, apesar de estarmos muito felizes com a expectativa da população, estamos recebendo somente através de agendamento prévio, pois fazemos questão de realizar uma visita guiada, acompanhar a pessoas pelos 500 metros quadrados distribuídos em três andares de salas, cozinhas, salão de festas, enfim toda a estrutura da escola de gastronomia. Cada visita dura em torno de uma hora, para que a pessoa possa saber de tudo que disponibilizamos, nosso método de ensino, os materiais didáticos, o uniforme que receberão.
Diário: Qual será o diferencial da unidade hamburguense da rede de escolas Chef Gourmet?
Carlos Felipe: Primeiramente, o método de ensino eu inclusive faz parte do nosso slogam, a cozinha na prática, o aluno já inicia suas aulas colocando a mão na cozinha, são disponibilizados a ele uma bancada, todos os utensílios de cozinha, todos os mantimentos para cada receita tudo mesmo. Os professores já iniciam a orientação os colocando no pré-preparo, no cozimento e técnicas de execução, no empratamento e na degustação. No decorrer do Curso de Chef de Cozinha o estudante terá todos os módulos cabíveis, mais um ano de aula sobre gestão e outro ano de inglês. Sairão profissionais realmente preparados para o mercado internacional da gastronomia.
Fachada da Escola de Gastronomia Chef Gourmet em Novo Hamburgo (Crédito: Divulgação)