Panela de Pressão
Ivoti: covid, vacinas, bombar, indústria, criatividade, pesadelo, cobrança
Raul Petry – [email protected]
COVID
Não adianta, somos obrigados a escrever um pouco sobre a Covid-19 que continua aí, mas não assusta mais tanto quanto nos meses de fevereiro, março e abril. Em Ivoti tivemos 3 mortes nos últimos 7 dias e aconteceram 9,5 casos por dia.
VACINAS
As vacinas estão chegando mas a principal notícia é a preocupação dos prefeitos com a falta de vacinas que está acontecendo. Chegaram vacinas na semana passada que estão sendo usadas para vacinar pessoas que já tiveram a 1a dose. No entanto, caiu demais a vacinação. Pessoas com 66 anos, por exemplo, recebem a 2a dose hoje. Eram para ter sido vacinadas há 3 semanas.
BOMBAR
Mas o assunto que mais interessa para a população de Ivoti é saber se estamos tendo uma boa gestão no município ou não. A resposta praticamente óbvia é sim. Ivoti está tendo a melhor gestão dos últimos 25 anos. A principal coisa que foi eliminada é o desperdício. O prefeito é pão duro. No entanto, isso tem um lado bom e outro ruim. É óbvio que o desperdício do dinheiro público é uma das maiores pragas nacionais. No entanto, se cuidarmos bem dos 15% de impostos que pagamos e que ficam com o município, já é um começo. Por isso, o município tem que bombar. E isso vai acontecer se a gestão melhorar mais ainda. É que estávamos muito atrasados porque faltava nestes anos todos um espírito empreendedor. Sim, na gestão pública tem que ter espírito empreendedor, tanto quanto na iniciativa privada.
INDÚSTRIA
Por exemplo, a indústria do turismo depende quase que exclusivamente de decisões do município. A Prefeitura pode até procurar parceiros privados. No entanto, para que isto aconteça tem que haver a iniciativa do gestor público e isto só acontece se houver espírito empreendedor. Senão, deixa tudo como tá que, assim como tá, tá de bom tamanho. Até há um tempo atrás, se falava muito em Cidade das Flores e não se fazia nada para justificar o slogan. Hoje até que se faz mais, mas o slogan virou pó. Ninguém mais fala em Cidade das Flores. Não pode falar mesmo nem usar o slogan se não fizer por onde. Ou alguém acha que criando a Feira das Flores e plantar uns canteirinhos na avenida principal é o suficiente. Claro que não.
CRIATIVIDADE
Para transformar Ivoti numa cidade das flores tem que se ver flor em qualquer estação do ano. A Feira das Flores já temos, mas podemos incrementá-la. E o resto que tem que ser feito depende da iniciativa do poder público. É ele o condutor do processo todo de fazer com que as pessoas venham para cá e se deliciem com coisas que tenham flores. O slogan até que é pertinente, mas vejam que se passaram 30 anos ou até mais que se fala nisso e não acontece nada a não ser a Feira das Flores.
PESADELO
Ou seja, quem espera muito mais acaba tendo um sonho se transformar em pesadelo. E quem pode evitar a frustração de muitas pessoas de Ivoti é o poder público. Aí tem que ter criatividade, que não tem ou muito pouco, tem que ter boa vontade, que não tem ou muito pouco, tem que ter investimento, que tem mas muito pouco e assim vamos indo.
COBRANÇA
O mínimo que se cobra do poder público é fazer os projetos. Com eles em cima da mesa se começa a trabalhar. Mas para ter projetos também precisamos iniciativas que não existem ou muito timidamente. Vamos virar esta página???