Destaques
Essa tarde: Deputados aprovam municipalização de trecho da VRS-865 no Lichtenthal, Picada Café
Picada Café – Doze anos de espera, mas enfim, uma solução definitiva. Nesta terça-feira, 8, os deputados aprovaram por unanimidade a municipalização do trecho de Picada Café da VRS-865. Os 3,57km passam a ser geridos pelo município que já realiza a manutenção e melhorias na via como roçadas, tapa buracos, sinalização, dentre outras. Após a aprovação o Município aguarda a sanção do governador Eduardo Leite para iniciar a gestão sobre o trecho no Lichtenthal.
MUITO IMPORTANTE
O deputado estadual Elton Weber (PSB) foi o relator da proposição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele explica que, a partir da municipalização, a prefeitura passará a administrá-lo como via urbana, facilitando a operação do trânsito e o desenvolvimento urbanístico e suas edificações lindeiras. O parlamentar lamenta que uma questão tão simples e, sem ônus para o Estado, tenha demorado tanto tempo para ser resolvida. “A aprovação é muito importante para o município, para as comunidades. A administração de parte da rodovia pela prefeitura permitirá não somente intervenções para a manutenção e segurança, mas também a regularização de residências e de comércios”, avalia Weber.
DEMANDA ANTIGA
O prefeito Luciano Klein acompanhou a votação do projeto do gabinete. Na segunda-feira ele esteve em Porto Alegre onde dialogou com deputados e outras lideranças, pedindo a provação do projeto. Ele enfatiza os longos anos de espera, e comemora a conquista. “A Municipalização já era uma demanda do meu governo, em 2009. Infelizmente passou longos anos engavetado, de lado. Importante é que a comunidade poderá enfim, regularizar os lotes e investir aqui”, declarou.
Os próximos passos
Com a aprovação a lei segue para sanção do governador. Somente após isso o Município passa a gerir o trecho. O prefeito destaca que um estudo deve ser feito sobre as ações necessárias no trecho. “A gente sabe que há excesso de velocidade, que seria importante colocar tachões no eixo da pista, melhorar a sinalização. Após a sanção devemos fazer um estudo do que é necessário para gerir mais segurança aos moradores e usuários do trecho”, declarou Luciano.