Conecte-se conosco

Destaques

Namorados: juntos há 30 anos, moradores de Estância Velha inspiram casais no RS todo

11/06/2021 - 14h00min

Ex-reis do Kerb local, Julio e Silvânia têm história pautada no amor genuíno e na tradição familiar (Crédito - Arquivo pessoal do casal)

Estância Velha – Casados há 25 anos, Julio Cesar Pola, 51 anos, e Silvânia Maria Kolling Pola, 47 anos, completam nesse ano o 31º aniversário de namoro. Junto, 24h, sete dias por semana, o casal comemora a escolha conjugal e destaca que o divórcio nunca foi cogitado, mesmo frente aos mais diversos perrengues que a vida os apresentou.

Julio e Silvânia consideram que podem integrar as estatísticas dos casais que “deram sorte no relacionamento”; admitem que a vida a dois não se resume a flores; mas também destacam que ela pode ser bem mais simples e assertiva quando observados “os sinais” que ela apresenta no caminho, e quando as etapas do relacionamento são vividas como deveriam.

Para amar, é preciso conhecer

No que se refere a relacionamento, experiências não faltam na bagagem de Julio e Silvânia. Mas, o casal destaca que há uma porção de etapas e elementos, considerados por eles, indispensáveis na vida de quem pretende construir uma verdadeira história de amor. O namoro, segundo o casal, é uma das fases mais importantes.

Julio explica que muitos casais negligenciam a importância do namoro, e vivenciam-na apenas no âmbito da paixão, o que pode acarretar em problemas e prejuízos que poderiam ter sido evitados.

“É praticamente impossível que um namoro inicie sem paixão, mas é preciso ter maturidade para saber que é nessa fase que o casal se conhece. É nessa fase que se pode observar qualidades e defeitos um do outro, e ponderar se a vida a dois será uma boa escolha”, pondera.

O casal lembra que há muitos exemplos de pessoas que descobrem a tal da “incompatibilidade de gênios”, ou seja, que não têm condições de suportar determinado comportamento, ou mesmo a personalidade do cônjuge, apenas depois de casados, ou depois do nascimento dos filhos. E, infelizmente, muitos desses casos resultam em separação; quando não terminam em tragédias, noticiadas mundo a fora.

Por outro lado, o casal afirma que quando as pessoas se conhecem, de forma consciente, durante o namoro, têm a oportunidade de dar um passo firme e feliz em direção ao matrimônio. Ou então de perceber que a separação deve acontecer antes de avançar às demais etapas e, quem sabe, nutrir apenas amizade e respeito para com o outro.

“Uma das melhores decisões que fizemos na vida”

Casal, que tem dois filhos, comemorou Bodas de Prata com ação solidária (Crédito – Arquivo pessoal do casal)

Somando três décadas de união, Julio e Silvânia contam, juntos, que o matrimônio foi uma das melhores escolhas que ambos fizeram na vida. Para o canceriano Julio, Silvânia representa equilíbrio.

“Ela me ensinou a frase: vamos ver (risos). Sempre fui muito impulsivo e, num relacionamento, é indispensável que se aprenda a encarar a vida como casal. Não são as minhas vontades, são as nossas. A Silvânia me ensinou essa lição. Sempre que alguém nos propõe alguma coisa eu penso nela também e postergo a resposta definitiva com um “vamos ver”. Depois que conversamos, respondemos”, explicou Julio.

Silvânia concordou com o esposo e destacou que a essência do relacionamento deles é a cumplicidade. Ela destacou que ambos são pessoas muito simples, e que aprenderam a se adaptar a lugares e ocasiões, o que para ela facilitou todo o processo.

“Temos nossas diferenças como qualquer outro casal, mas também temos nossas afinidades e assim vamos convergindo. Acredito que um dos diferenciais do casamento, que construímos juntos, é a cumplicidade. Trabalhamos juntos, temos muitas atividades juntos, mas também respeitamos a individualidade um do outro. Isso é muito importante para manter o equilíbrio. E isso só alcançamos com o tempo, cada um cedendo um pouco, aprendendo e também servindo”, contou Silvânia.

A narrativa do amor

Silvânia e Julio consideram que constroem um relacionamento, feliz e saudável, todos os dias. Ela destaca que a forma como foram criados, bastante semelhante, pode ter influenciado, positivamente, mas foram as etapas bem vividas que consolidaram o amor entre os dois.

“Mudamos para Estância Velha ainda na infância. O Julio é natural de Rolante e eu de Sapucaia do Sul. Sempre moramos há uma quadra de distância, mas despertamos interesse um pelo outro nos bailes da famosa Boate Cantum (risos). Tanto eu, quanto o Julio vivemos e cultivamos as tradições alemãs desde a infância, então essa é uma característica forte na nossa família até hoje”, contou Silvânia, que junto com o esposo carrega o título de ex-reis do Festival de Kerb de Estância Velha, do ano de 2016.

Mas a tradição familiar é apenas um dos pilares que sustenta o amor entre o casal. Eles destacam que o relacionamento é pautado na fé, perseverança, empatia, cumplicidade, fidelidade, e, principalmente, no amor – em casa e na sociedade.

Católicos praticantes, Julio e Silvânia são o casal regional Sul 3, responsáveis pela coordenação do Encontro de Casais com Cristo (ECC) em âmbito estadual, o que compreende 176 paróquias do RS. “É uma honra poder fortalecer casamentos através das obras da igreja católica, ao mesmo tempo em que é uma enorme responsabilidade, pois, antes das palavras, precisamos dar testemunho”, explicaram.

Julio e Silvânia, que são pais de Gabriel Pola, 17 anos, e Rafaela Pola, 16 anos, comemoraram as Bodas de Prata no ano passado com uma ação solidária, as Bodas do Bem. Com as restrições da pandemia, o casal teve a iniciativa de mobilizar amigos do país todo para que fizessem uma doação a entidade ou família necessitada em homenagem aos dois. Em Estância, foram arrecadados em torno de 200 kg. de alimentos, repassados à Caritas.

“É importante saber que o amor nasce e perdura, muito em função das obras de um para com o outro; do ceder, do servir, do gostar de estar junto, e estar feliz em fazer o outro mais feliz; mas Deus é a base mais forte, e dEle partem princípios e valores que fazem toda a diferença”, destacou Silvânia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.