Destaques
Nova Petrópolis: Junho Violeta alerta para a violência contra idosos
Nova Petrópolis – Começou nesta semana as ações informativas para prevenir as agressões contra idosos, marcando o dia 15 de junho que é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O conteúdo, veiculado através das redes sociais, faz parte da programação do Junho Violeta, instituído no município através da lei proposta pelo vereador Alexandre da Silva (PSB).
A coordenadora especial de Políticas para Mulheres e Idosos, Liriane Kintschner, diz que o Junho Violeta é um período de reflexão para combater esta prática e sensibilizar a sociedade para coibir e denunciar. Kintschner lembra que os idosos podem sofrer vários tipos de violência, entre elas a agressão física, abuso psicológico, negligência, abandono, financeiro, sexual, entre outras.
Conforme dados da secretaria de Saúde, 4.816 idosos moram em Nova Petrópolis, sendo 182 em casas asilares. “Quando o idoso e a família decidem que o melhor é residir em uma instituição, o local deve respeitar uma série de obrigações, como ter licença sanitária e inscrição no Conselho Municipal do Idoso”, acrescenta Liriane.
- Fiscais da Zona Azul voltam a ser vistos em Nova Petrópolis
- Corpo achado em Nova Petrópolis: resultado da perícia ainda é aguardado para apontar causa da morte
Denúncias
Qualquer tipo de violência ou maus tratos contra idosos podem ser denunciadas através do “Disque Direitos Humanos”, número 100. O Conselho Municipal do Idoso pode ser contatado pelo número (54) 3281-3811. A Delegacia de Polícia também recebe denúncias e o é (54) 3281-1378.
“É importante que profissionais, familiares, cuidadores e vizinhos fiquem atentos a qualquer sinal de violência. Há uma legislação que os protege, mas ela só terá efetividade a partir da mobilização de toda a sociedade em prol dessa parcela tão importante da população”, finaliza a coordenadora.