Destaques
Cerca de 600 pessoas participam de grupo para doação de sangue em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Criado em agosto de 2019, um grupo de moradores começou a fazer doações mensais de sangue na Santa Casa. A proposta foi se ampliando com o passar do tempo, ganhando cada vez mais engajamento e, hoje, cerca de 600 pessoas aqui da cidade fazer parte da campanha, cujos grupos chegam a doar quase todos os sábados.
A proposta surgiu através vereador Sérgio Krotez (PP), na época chefe do departamento de Desporto. Ele lembra que as primeiras edições daquele ano foram feitas mensalmente e, com o início da pandemia e as restrições impostas por ela, foi necessário reduzir pela metade a capacidade de pessoas no ônibus (16 pessoas).
Entretanto, a procura de gente disposta a ajudar começou a aumentar. E, como a demanda por sangue está em crescente o tempo todo, passou a se ir duas vezes ao mês e, há um ano, moradores de Dois Irmãos estão indo praticamente todos os sábados, muitas vezes, dois grupos em diferentes lugares.
“Hoje estou com dois grupos no WhatsApp, em torno de 350 pessoas, mas como têm várias famílias participando e só coloco uma pessoa no grupo. Acredito que temos mais ou menos umas 600 pessoas ativas e já foram feitas mais de 1.300 doações”, avalia Sérgio.
As doações, geralmente, são realizadas de acordo com a necessidade. No próximo sábado, por exemplo, estarão indo para um laboratório de Porto Alegre para ajudar no tratamento de uma pessoa que procurou o grupo.
Acalento
Já foram feitas doações no Hospital Regina, Conceição, Clínicas, Ulbra, Santa Casa e no Laboratório Marques Pereira. “Quando tive a ideia de criar esse grupo foi justamente para facilitar os familiares das pessoas que estão precisando das doações, para que eles consigam focar exclusivamente no tratamento e não se preocupar em correr atrás de doadores”,conta Sérgio, destacando que já foi doado para pessoas de Ivoti, Morro Reuter, Santa Maria Do Herval, Novo Hamburgo, Parobé, Gravataí e de Santa Cruz. “São pessoas que entram em contato com os hemocentros, e lá eles passam o meu contato”.
Uma grande família
Sérgio diz que a sensação de poder ajudar as pessoas, através de uma atitude tão simples e ao mesmo tempo crucial para salvar vidas, é indescritível. “É muito gratificante saber que estamos fazendo a diferença para alguém mesmo não sabendo quem seja”. Ele agradeceu todas as pessoas que participam do grupo, se referindo a elas como “uma verdadeira família”.
Quem quiser participar dessa “família”, pode entrar em contato com Sérgio pelo 051 99500-2719.