Destaques
Nova Petrópolis debaterá proposta de duplicação da ERS-235
Nova Petrópolis – Em audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Gramado, na noite de quarta-feira, 16, representantes do município estiveram presentes para tratar da proposta de concessão da ERS-235. O Governo Estadual prevê a duplicação dos 32 quilômetros entre os dois municípios entre o sexto e o décimo ano da concessão, porém, o prefeito Jorge Darlei Wolf é contrário a este planejamento.
Para Darlei, ao invés da duplicação, investimentos em terceiras faixas, acostamentos, ciclovias, calçadas e paisagismo são prioridades, conforme discutido pelo Poder Público, associações de moradores e outras entidades em reunião que aconteceu em maio. “A duplicação mudaria completamente as características de lugares como Linha Imperial, Linha Brasil e Linha Araripe, e até mesmo nos bairros urbanos, como Vale Verde, Piá e Pousada da Neve”, acrescenta.
A audiência contou também com a participação do secretário de Turismo, Rodrigo Santos, do coordenador especial de Trânsito e Sistema Viário, Milton Szimanski, e do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen, além dos vereadores Alexandre da Silva e Kátia Zummach.
Mudanças
O Governo do Estado pretende fazer a concessão de 1.131 quilômetros de estradas, divididos em três blocos. A ERS-235 fará parte do bloco 1. Os contratos de concessão terão vigência de 30 anos, começando em 2022, e as obras de duplicação em Nova Petrópolis deve acontecer entre 2027 e 2031. Darlei alertou que o município precisa de investimentos antes disso. Em resposta, o secretário extraordinário de parceiras do RS, Leonardo Busatto informou que o cronograma poderá ser antecipado, mas que isso poderá impactar na tarifa do pedágio.
A projeção do Estado é de que o pedágio entre Nova Petrópolis e Gramado continue. No entanto, passarão a ser utilizados os critérios de cobrança do Dnit, que são diferentes do modelo empregado pela EGR. Busatto também apresentou a proposta inicial de descontos na tarifa para usuários frequentes da rodovia, que poderia chegar a 20%. Descontos superiores e isenções ainda podem ser debatidas, mas impactarão no valor da tarifa para os demais usuários.
<BOX> Principais reivindicações
Após a audiência pública, o prefeito Jorge Darlei Wolf entregou ao secretário Busatto um ofício com as principais reivindicações para a concessão da ERS-235. Além do prefeito, o documento é assinado pelo presidente da Câmara, o presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck, e o presidente da Associação Rota Romântica, Claudio José Weber.