Conecte-se conosco

Destaques

Mais de 300 larvas do mosquito da dengue são encontradas em Nova Petrópolis

20/06/2021 - 15h23min

Atualizada em 20/06/2021 - 17h46min

Mais de 7.700 imóveis foram vistoriados nos dois meses (Créd.: Francis Limberger)

Nova Petrópolis – Em março e abril, os agentes em saúde visitaram 7.733 imóveis fazendo a inspeção de casas, comércios, terrenos, obras e outros espaços, nos 11 bairros da zona urbana. Em nove localidades, 87 imóveis estavam com foco do mosquito.

Ao todo, 243 amostras foram coletadas para análise no Laboratório de Entomologia da secretaria de Saúde. Também foram analisadas 1.080 larvas, 164 pupas e 40 insetos na fase adulta. Deste total, 314 larvas foram identificadas como Aedes aegypti; 59 pupas eram do vetor da dengue e demais doenças, e 34 dos 40 mosquitos na fase adulta eram do Aedes aegypti. Os dados foram divulgados pela Vigilância Ambiental em Saúde na sexta-feira, 18.

“Pelo mosquito possuir hábitos domésticos, a participação da comunidade para eliminar os criadouros é imprescindível. O vetor tem preferência por locais sombreados e depósitos artificiais de água com baixa matéria orgânica”, enfatiza o coordenador da Vigilância Sanitária, Rafael Aguiar Altreiter.

Caso confirmado

Nova Petrópolis é considerada infestada pelo mosquido da dengue há três anos. Em maio, foi registrado o primeiro caso positivo da doença em um morador do bairro Pousada da Neve.

O município também está afetado pela febre amarela. Somente em 2021, mais de 50 bugios foram encontrados mortos pela doença na região da Serra, inclusive um em Nova Petrópolis, também em maio.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.