Destaques
Mais uma vez: moradores da Renânia estão desde quinta sem luz em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Mais uma vez, bastou chover e ventar um pouco que os moradores da localidade de Nova Renânia já ficaram sem energia elétrica. E não só por algumas horas, como nas regiões mais centrais: estão às escuras desde quinta-feira de manhã. Não tem energia elétrica para tomar banho, para congelar alimentos, para equipamentos de nebulização, puxar água com a bomba, nada.
Liano Lechner afirma que há quatro famílias sem fornecimento nesses três dias. Há cabos caídos por tudo e a RGE ainda não veio averiguar, nem mesmo diante da situação de perigo. Liano diz que teve que levar sua família na Vila Seger, na casa da sua sogra que fica distante a16 km, para que ao menos pudessem tomar banho, além de precisar fazer nebulização em seu filho menor.
Autoridades já cobraram agilidade da RGE. O presidente da Câmara, Diego Lechner, os contatou. Foi lhe dito que as equipes estavam no local e que até 14h estaria resolvido, porém, já são 15 horas e os moradores dizem que nenhum caminhão foi ao local. A reportagem também entrou em contato com a empresa, mas sem retorno até o momento.
Os moradores estão se sentindo desolados pois, toda vez que chove, a situação se repete e nenhuma melhora efetiva é apresentada e executada pela empresa responsável pela distribuição de energia elétrica.
Nova Renânia é uma localidade limítrofe com Gramado, distante da parte central de Herval. Os moradores denunciam que, por morarem mais distante, não são devidamente assistidos pela RGE. Mesmo se a situação atual for resolvida, pedem por providências efetivas, pois não podem contar com a integridade das próprias residências, já que a energia elétrica é fundamental para praticamente tudo.