Destaques
A volta da tranquilidade na Creche de Nova Petrópolis
Prefeitura afastou definitivamente as pessoas envolvidas nos fatos relacionados à ameaça em escola
Nova Petrópolis – Foi grande a repercussão sobre a ocorrência policial referente a possível ameaça ocorrida entre duas profissionais na Escola Infantil Ursinho Carinhoso, na Vila Germânia. Durante todo o dia, a prefeitura e equipe da educação focaram atenção nestes fatos e decidiram pelo afastamento definitivo das partes envolvidas. Portanto, os pais e responsáveis podem ter total tranquilidade e segurança em levar seus filhos à escola infantil.
Fatores importantes são imprescindíveis de serem informados à população de Nova Petrópolis, em especial à comunidade escolar:
– Em momento algum os fatos envolveram professores ou crianças da escola infantil
– Dos profissionais da área de serviços envolvidos, as serventes foram afastadas definitivamente da escola, não mais terão acesso ao local.
– Atividades escolares ocorrem dentro da total normalidade, com tranquilidade e segurança. Apesar de alguns pais terem optado em não levar seus filhos na escola infantil hoje, a direção e a secretaria municipal afirmam que tudo está dentro do normal, com todas questões devidamente resolvida. Portanto, o retorno à escola é seguro.
– Por parte da prefeitura, da secretaria municipal de Educação e Direção da Escola Infantil Ursinho Carinhoso todas as medidas cabíveis foram tomadas e devidamente comunicadas às famílias. Qualquer outro tipo de processo ou investigação cabe ao órgão responsável por tal.
No decorrer do dia, a administração municipal, através de informações da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchiori Leal, e a Diretora da Ursinho Carinhoso, Lisete Kurz, realizaram reuniões e definiram pela divulgação da Nota de Esclarecimento, que segue:
Nota de Esclarecimento
A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e da Escola Municipal de Educação Infantil Ursinho Carinhoso, esclarece que os fatos ocorridos na instituição de ensino foram devidamente acompanhados pelos responsáveis, resultando na decisão pelo afastamento definitivo de todas as pessoas envolvidas no caso.
Em nenhum momento houve envolvimento de professores e crianças no caso, sendo os alunos sempre resguardados com respeito, proteção e carinho.
A secretaria reforça que as atividades escolares da EMEI Ursinho Carinhoso ocorrem normalmente, com total segurança.
Repercussão
As redes sociais e grupos de aplicativos de conversas tiveram manifestações de pais e comunidade, preocupados e apreensivos sobre os fatos divulgados na edição da terça-feira, 29, do O Diário.
Pais apreensivos – Relatos de alguns pais e responsáveis de alunos da escola, deixaram clara a preocupação sobre as servidoras envolvidas e a apreensão diante de uma posição da creche sobre os fatos. A principal questão era saber qual seria a atitude, a postura da direção, de que forma a comunidade escolar poderia ter certeza de que todos estavam seguros e que se manteria o cuidado e a segurança de todos.
Alguns esperavam por um comunicado oficial da rede municipal de ensino, dando o posicionamento e a solução para este caso. O que acabou sendo apresentado no final da tarde do dia 29.
Tiveram pais que não levaram seus filhos à escola nesta terça-feira. A grande maioria atribuiu a decisão ao frio, mas tiveram aqueles que somaram a isso a preocupação e a incerteza dos fatos, preferindo garantir a segurança dos filhos.
Uma das mães inclusive fez alusão ao caso ocorrido em Saudades, onde crianças e profissionais da educação foram mortos por um criminoso que adentrou à creche e cometeu a brutalidade. Tiveram mães que se manifestaram preocupadas em saber quem seriam as profissionais, pois não queriam nem se manifestar e nem colocar seus filhos à mercê, com medo de algo acontecer. Mas, mediante a comunicação anunciada no final da tarde de ontem, 29, os pais podem ficar calmos, pois a tranquilidade e a segurança estão garantidos na escola.