Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: acidente, quebra-molas, o horário das creches, desnecessário, cerejeiras
Raul Petry – [email protected]
ACIDENTE
Sábado praticamente presenciamos um acidente de trânsito na nossa frente em Treze Colônias. Estávamos caminhando no asfalto novo e, minutos antes, esse mesmo carro passou por nós em alta velocidade. A forma como ficou o poste de luz após a batida só corrobora o excesso de velocidade. Após o atendimento médico, a polícia indiciou o motorista por embriaguez ao volante. Ele mesmo confessou que tinha bebido cachaça. Naturalmente, alguns já levantarão a tese de que Treze Colônias ficou mais perigosa por causa do asfalto. Eu penso que não. Este motorista, por exemplo, também teria corrido na estrada de chão. O problema é outro. Mas a experiência nos ensina que a solução vai ser a mesma de sempre: quebra-molas.
QUEBRA-MOLAS
Ali perto, na entrada de Treze Colônias, dias atrás um carro bateu no portão da casa do ex-secretário adjunto de Agricultura, Canísio Schneider. O portão ficou completamente destruído e pelo que se comentou, não foi a primeira vez que aconteceu um acidente assim neste lugar. Na sessão da semana passada, o vereador Oraci de Freitas (PP), que é colega de partido de Canísio, já falou em colocar um quebra-molas por lá também. Este é o problema. Não se tira a razão de quem teme a alta velocidade na frente da sua casa. Mas se deixar, rapidamente todas as estradas estarão viradas em quebra-molas. Não pode ser por aí.
O HORÁRIO DAS CRECHES
O lugar que melhor exemplifica o que estou falando é a ERS-235, logo depois que termina a avenida. Lá são quatro quebra-molas em 850 metros. Como não poderia deixar de ser, das cinco horas da tarde em diante começa a tranqueira. E não é só o transtorno de ficar parado no trânsito. Tem pessoas sentindo consequências mais sérias disso. Alguns pais que trabalham no centro e têm filhos nas creches do Pousada da Neve já estão pedindo ampliação no horário de atendimento, porque não conseguem mais chegar a tempo de pegar as crianças na saída.
DESNECESSÁRIO
Dos quatro quebra-molas dessa sequência de menos de um quilômetros, o mais inútil e problemático é também o mais antigo. Eu apostaria que em pouco tempo aquele quebra-molas perto da Hidroserra vai ser arrancado. Dizem que esse quebra-molas tem “dono”, o que estaria dificultando a sua retirada. Mas se as reclamações continuarem, vai ser muito difícil manter. Ainda mais agora, que existem outros três quebra-molas por perto.
CEREJEIRAS
A vereadora Kátia Zummach (PSDB) lançou um desafio na sua página do Facebook, de contar quantas cerejeiras existem em Nova Petrópolis. Estamos na época da floração, que produz belíssimas imagens. Mas é importante salientar que esse colorido que estamos vendo é das cerejeiras ornamentais, que não produzem frutas. Em todo caso, este tipo de desafio costuma motivar e engajar as pessoas. Então vamos ver o número que sairá dessa contagem. Só não ficou claro, por enquanto, qual será a finalidade desse número.